V Encontro Regional dos Conselhos Locais de Cidadãos do Norte, da EAPN Portugal



Nos dias 21 e 22 de junho, em Valença do Minho, realizou-se o V Encontro Regional dos Conselhos Locais de Cidadãos do Norte da EAPN Portugal. Este ano a iniciativa revestiu-se de características muito particulares, ultrapassando as fronteiras do Norte de Portugal e acolhendo, no seu primeiro dia, a participação da EAPN Galiza. Foi assim também um encontro com os objetivos da EAPN Europa, no que ao intercâmbio entre as suas diversas Redes Nacionais diz respeito.
A iniciativa constituiu um momento de partilha sobre o presente, mas também de encontro de expetativas face às potencialidades de uma colaboração futura entre as duas realidades territoriais, sociais e institucionais – Norte de Portugal e de Espanha/ Galiza – que comungam da estranha familiaridade que advém de uma longa História partilhada.

Com o enfoque nas dinâmicas de participação social que uma e outra Redes desenvolvem, do debate ressaltaram algumas diferenças de prática intrinsecamente relacionadas com as estruturas organizativas de cada uma da Redes: em Portugal, um trabalho de consolidação de uma abordagem mais micro, buscando a participação direta dos/as cidadãos/ãs e enfatizando a sua capacitação para o exercício da cidadania; na Galiza, uma incidência num trabalho de influenciamento das instâncias governativas regionais, através da realização de iniciativas de grande dimensão, envolvendo as Organizações presentes no território, nomeadamente, o Encontro Anual de Participação, cuja edição de 2017, ocorrida em 23 de maio, teve uma ampla abordagem neste debate.
Perspetivas diferentes mas complementares no que à implicação e envolvimento dos/as cidadãos/ãs diz respeito, que deram o mote para a manifestação de interesses comuns, no que se perspetiva vir a ser a realização de ações conjuntas. A registar, desde já, duas temáticas fortemente catalisadoras dos interesses de ambos os territórios:

- a pobreza infantil e os padrões de consumo das famílias no Norte de Portugal e  na Galiza:
- o Rendimento Social de Inserção no cenário mais amplo das propostas atualmente em cima da mesa na Europa – o Rendimento Mínimo Adequado e o Rendimento Básico Incondicional.
Um futuro próximo que se perspetiva inspirador para ambas as Redes, seus parceiros e para os rostos que lhes dão ser e voz.

O segundo dia do Encontro foi prenchido com a visita a duas Organizações com trabalho relevante em prol da inclusão social no distrito de Viana do Castelo: a APPACDM e o GAF – Gabinete de Atendimento à Família, a primeira dirigida a cidadãos/ãs com atraso de desenvolvimento, deficiência intelectual ou incapacidade, a segunda, a cidadãos/ãs em situação de grande vulnerabilidade económica e social, nomeadamente através da sua Comunidade de Inserção. " Cristina Mamede


 + info:
 Núcleo Distrital de Aveiro
EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti-Pobreza
Estrada Nova do Canal, n.º 111, R/C Dto.
Vera Cruz
3800-236 Aveiro
Tel.: 00351 234 426 702 Fax: 00351 234 426 246

Comentários