“Trabalho que “teima” em não aparecer: a urgência de trabalharmos para a inclusão social”




12 de junho nas instalações da Santa Casa da Misericordia de Mesão Frio

O CLDS 3G Porta D’Ouro (promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio, o Núcleo Distrital de Vila Real da EAPN Portugal (atividade inserida no âmbito do Banco de Cidadania 2018)  a Rede Social de Mesão Frio, o Município de Mesão Frio  e a Coalt promovem em parceria a sessão “Trabalho que “teima” em não aparecer: a urgência de trabalharmos para a inclusão social”. Esta sessão decorrerá no dia 12 de junho nas instalações da Santa Casa da Misericordia de Mesão Frio, com início marcado para as 10h. Tem como público alvo desempregados, comunidade e empresários do concelho de Mesão Frio pretendendo atingir o objetivo geral de proporcionar espaços de participação, auscultação e reflexão sobre a inclusão profissional e social.  

Na sequência das duas sessões promovidas no ano passado pelo Núcleo de Vila Real da EAPN PORTUGAL e CLDS 3G Porta D’Ouro para públicos desempregados (“Eu tenho Voz”) e para empresários do concelho (Medidas ativas de emprego: o que são e o que podem ser?”) surgiram um conjunto de conclusões/ideias que, apesar de úteis, não foram possíveis cruzar posteriormente e alimentar a definição de medidas ou ações concretas para superar os problemas identificados nesses processos.
Neste contexto, foi identificada a necessidade de se realizar nova ação que promovesse o encontro de empregadores e desempregados (bem como de outros agentes ativos na promoção do emprego, da criação de postos de trabalho ou no combate ao desemprego, exclusão social e pobreza), para fomentar essa reflexão. Foi igualmente identificada a necessidade de, a partir dessa reflexão, estruturar as conclusões em ideias mais sólidas e coerentes, bem como produzir um conjunto de recomendações para que os agentes do território possam todos em conjunto lançar pistas de ação para o futuro com vista a contribuir para uma redução do desemprego através do envolvimento de todos.
Assim esta sessão tem como objetivo fundir as conclusões retiradas das duas sessões promovidas no ano passado para públicos desempregados (sessão Eu tenho Voz”) e para empresários do concelho (sessão Medidas ativas de emprego: o que são e o que podem ser?”). Pretende-se, através de metodologias participativas, dar continuidade a este trabalho e formular recomendações para que os agentes do território possam todos em conjunto lançar pistas de ação para o futuro com a assunção de compromissos das partes envolvidas: entidades, comunidade.

 + INFO:
Catarina Oliveira
EAPN Portugal/Rede Europeia Anti – Pobreza
Técnica do Núcleo Distrital de Vila Real
Rua Dr. Francisco Sales da Costa Lobo, lote 5, -1 rc/esquerdo 3 B
5000-260 Vila Real
T: +00351 259322579 F: +00351 259322001

Comentários