Follow by Email

quinta-feira, 14 de junho de 2018

Jogo dos Direitos destina-se às crianças a partir dos 6 anos



"O Jogo dos Direitos destina-se às crianças a partir dos 6 anos e pode ser utilizado em diversos contextos sociais e educativos. Tem como principal objetivo informar e ensinar os mais novos sobre os seus direitos e deveres, de forma lúdica e divertida.

Este jogo resulta de um trabalho desenvolvido no âmbito do grupo de trabalho interconcelhio Infância e Juventude promovido pela EAPN Portugal/ Núcleo Distrital de Braga e envolveu na sua construção a participação de cerca de 50 crianças, através da intervenção das entidades parceiras/Associados da EAPN Portugal. Integra-se na iniciativa nacional “Escolas contra a Pobreza e Exclusão Social” da EAPN Portugal.

A sua elaboração baseou-se principalmente na Convenção sobre os Direitos da Criança, mas também na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Atendendo aos seus conteúdos, além de possibilitar um maior conhecimento sobre os direitos, este jogo também contribui para o pensamento reflexivo, aliado a padrões de ética e de justiça social, sobre questões prementes na sociedade. Deste modo, favorece o desenvolvimento de competências no domínio dos valores e dos comportamentos associados à cidadania.  

Este jogo foi previamente experimentado em contextos socioeducativos e pode ser solicitado através do e-mail: braga@eapn.pt

 Após utilização, não deixe de nos dar a sua opinião sobre este jogo, mediante o preenchimento e envio do questionário de avaliação.

 Edição: EAPN Portugal/ Núcleo Distrital de Braga

Parceiros:
ACAPO – Delegação de Braga
Associação de Fomento Amarense - RLIS
Associação Gerações
Associação de Moradores das Lameiras 
Associação Valoriza - CLDS 3G Valor Humano
Centro Cultural e Social de Santo Adrião - Projeto T3tris 6G, no âmbito do Programa Escolhas
EAPN Portugal/ Núcleo Distrital de Braga
Fundação Bomfim
Universidade do Minho - CIEC

Revisão dos Conteúdos:
CIEC-UM - Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho


 + info:
Isabel Amorim
EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza
Núcleo Distrital de Braga
Rua Ana Teixeira da Silva, n.º 34, 1º Esq.
4700-251 Braga
Tel. + 00351 253 331 001 Fax: + 00351 253 331 002

Sem comentários:

Enviar um comentário