ACONTECEU NO NÚCLEO DISTRITAL DA GUARDA


" No âmbito da sinalização do Dia Nacional das Comunidades Ciganas (24 junho), o Núcleo Distrital da Guarda da EAPN Portugal, em parceria com o Projeto “tu decides+…” 6EG do Núcleo Desportivo e Social da Guarda e o CLAIM da Cáritas Diocesana da Guarda, organizaram o Seminário no passado dia 22 de junho, na Guarda.
Este Seminário contou com a presença da Sra. Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade que muito enalteceu este tipo de iniciativas que promovem o debate sobre a inclusão das comunidades ciganas em que as próprias têm um papel relevante e ativo. O Seminário contou ainda com várias participações importantes no que diz respeito à intervenção com as Comunidades Ciganas, tais como o Núcleo de Apoio às Comunidades Ciganas do Alto Comissariado para a Migrações, a Obra Nacional da Pastoral dos Ciganos, a EAPN Portugal, a Associação de Mediadores Ciganos de Portugal e a Fundacion Secretariado Gitano, e também com importantes testemunhos de pessoas ciganas.
Também neste dia foi apresentada a Publicação “Singular do Plural” e inaugurada a Exposição de Fotografia com o mesmo nome e que irá ficar patente no foyer do Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda até 14 de julho.
Para além deste importante Seminário, também foi dinamizada uma sessão de informação e sensibilização sobre o Dia Nacional das Comunidades Ciganas, na Feira de S. João que se realizou no domingo, 24 de junho, na cidade da Guarda. Foram distribuídos folhetos informativos e entregues pulseiras às pessoas das Comunidades Ciganas para assinalar o seu dia.
Estas atividades são mais uma etapa de um trabalho que tem vindo a ser realizado pelo Núcleo Distrital da Guarda da EAPN Portugal, o Projeto “tu decides+…” 6EG do Núcleo Desportivo e Social da Guarda e o CLAIM da Cáritas Diocesana da Guarda, nos últimos anos, no sentido de promover a sensibilização, o interconhecimento e a inclusão social das comunidades ciganas locais. Cátia Azevedo
+ info:
Núcleo Distrital da Guarda
guarda@eapn.pt
EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza
Rua Dr. Francisco dos Prazeres, N.º 3, 2º Esq.
6300-690 Guarda
Tlf.: 271 227 506
www.eapn.pt

Comentários