AÇÃO DE FORMAÇÃO, Guarda




O atual quadro comunitário de fundos estruturais Portugal 2020 é mais uma oportunidade para desenvolver projetos sociais com forte impacto social. As organizações de economia social necessitam de estar fortemente capacitadas para promover e serem parceiras de projetos sociais com avaliação de resultados e impactes sociais, baseados em modelos de avaliação adequados às necessidades dos territórios envolventes e indo ao encontro das especificidades dos públicos das organizações deste setor solidário. Neste sentido, é urgente conhecer as novas regras de avaliação e medição de impactes, capacitando o quadro técnico e dirigente das organizações e promovendo projetos de inclusão social e combate à pobreza e exclusão social vencedores para as pessoas e territórios.   
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1.     A avaliação de projetos: contextualização e tendências
2.     Planeamento de projetos e avaliação: a importância de ter um desenho de projeto orientado para resultados
3.     Avaliação de projetos: alternativas e opções metodológicas;
4.     Avaliação de resultados e mapear resultados: o desafio de projetos de intervenção social;
5.     A Avaliação de Impacto – Opções Metodológicas
6.     Abordagens de Value for Money na avaliação de intervenções sociais – utilização e questões;
7.     Trabalho prático em grupo;  
8.     Construção de plano de avaliação: abordagem e ferramentas;  
9.     As novas tecnologias de suporte a processos de avaliação.  

OBJETIVO GERAL // OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Dotar os participantes de conhecimentos e ferramentas que lhes permitam construir plano de avaliação para os seus projetos e que tenham enfoque na medição de impactos e mapeamento de resultados

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Métodos ativos, demonstrativos, expositivos e trabalhos de grupo.

DIAS 26 e 27 de junho de 2018
HORÁRIO 1º dia: 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 / 2º dia: 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 16h30
DURAÇÃO 12 horas
LOCAL Guarda
INSCRIÇÃO Associados da EAPN Portugal: 30€ // Não associados: 50€
PÚBLICO-ALVO Técnicos, diretores técnicos, dirigentes, coordenadores de equipas e projetos de instituições públicas e privadas com intervenção social.
ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e Orientação
MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização.
FORMA DE ORGANIZAÇÂO Formação presencial
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a Associados da EAPN Portugal // Número de ordem de receção da inscrição
CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação
FORMADOR Paulo Teixeira: Mestre em Planeamento e Avaliação de Processos de Desenvolvimento e Licenciado em Sociologia e Planeamento pelo ISCTE. Experiência profissional, em ONG, na coordenação de equipas de projetos de intervenção e no Estado, no planeamento e acompanhamento da implementação de Programas Nacionais (ex.: programa Rede Social). Exerce funções de consultor e formador, colaborando com instituições do Ensino Superior, como o ISPA. É coordenador de equipas de consultoria e avaliação para a Fundação Calouste Gulbenkian (coordenador da equipa de avaliação do Programa PARTIS), o Comité Português para a UNICEF (no desenho do Programa “Cidades Amigas das Crianças") e a APAV. Perito em avaliação de políticas, programas e projetos por organizações internacionais: Comissão Europeia  (ex. DG Regio, DG Home e DG for Employment, Social Affairs & Inclusion), Council of Europe Development Bank, Victim Support Europe ou o Council of Europe Youth Department. Integrou a Direção da Sociedade Europeia de Avaliação (European Evaluation Society – EES) entre 2005 e 2010, foi coordenador do Núcleo de Lisboa da EAPN Portugal e fundou em 2006  a Logframe – Consultoria e Formação, Lda, de que é sócio-gerente. Integra a direção da Associação Ibérica de Profissionais pela Avaliação (Madrid). É coautor dos livros “MAPA – Manual de Planeamento e Avaliação de Projetos”, “MAPA – Manual de Facilitação para a Gestão de Eventos e Processos Participativos” e “Gestão de Organizações Sem Fins Lucrativos – o desafio da Inovação Social”.
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÔES Ficha de Inscrição em anexo // A Ficha de Inscrição pode ser fotocopiada
Após confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária, numerário ou cheque (à ordem de EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal, Associação).
As inscrições são limitadas a 25 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 22 de junho para:
EAPN Portugal / Núcleo Distrital da Guarda
Rua Dr. Francisco dos Prazeres, N.º 3, 2º Esq. | 6300-690 Guarda
Tlf: 271 227 506 | guarda@eapn.pt


Comentários