Follow by Email

terça-feira, 12 de junho de 2018

AÇÃO DE FORMAÇÃO, Coimbra



 Coaching Parental: Uma Nova Abordagem no Trabalho com Pais (da Teoria à Prática)

A ação destina-se a profissionais de várias áreas (professores, psicólogos, técnicos de serviço social, educadores de infância, mediadores, enfermeiros, médicos...), que intervêm com famílias em diferentes contextos. Os conteúdos programáticos permitirão àqueles que já detêm conhecimentos e prática na área refletir sobre a forma como tem decorrido a implementação das estratégias apreendidas. Para todos os que desejem estabelecer um primeiro contacto com o coaching parental, esta será uma excelente oportunidade, pois durante as primeiras horas formativas serão abordados os temas centrais desta metodologia. “Realizar a formação em Family Coaching me trouxe uma nova visão de como trabalhar com pais, o curso oferece ferramentas que auxiliam os pais de forma prática e objetiva. Esta formação permite que o profissional trabalhe em favor de um maior protagonismo dos pais nas relações com seus filhos, com intervenções sempre alinhadas com os valores e limites de cada um. Os exercícios aplicados durante o curso e o acompanhamento da instrutora, nos ajudam a ter uma vivência maior da metodologia utilizada.” (Marina)





CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1. Os princípios do coaching parental: da teoria à prática | 2. A autoconfiança e os momentos de interação com os pais | 3. O coaching parental e os limites dos pais | 4. O coaching parental e os valores | 5. O coaching parental: comunicação positiva com as famílias




OBJETIVO GERAL

Aumentar os conhecimentos e as competências para a intervenção com famílias em diferentes contextos, especificamente, com os responsáveis parentais.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar o papel da autoconfiança numa abordagem de coaching junto das famílias | Promover a autoconfiança nos pais e nas mães nos diferentes contextos de interação | Apoiar os pais e as mães a identificarem e respeitarem os seus limites | Apoiar os pais e as mães a identificarem os seus valores | Apoiar os pais e as mães a identificarem formas de viver mais harmoniosas e satisfatórias tendo em consideração os seus valores | Utilizar o coaching parental para estabelecer uma comunicação positiva com as famílias | Aplicar os conhecimentos adquiridos ao seu trabalho com famílias.


METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO

Metodologias expositivas e teórico-práticas, de forma a que a que a aprendizagem se realize entre a exposição das formadoras e a experiência dos exercícios propostos. Os formandos serão apoiados na definição de novas formas de intervenção junto das famílias com que trabalham. A metodologia utilizada tem mais impacto quando os dias de formação são consecutivos, de forma a que os formandos possam “mergulhar” nos conceitos do coaching e vivenciar novas estratégias de trabalho, isolados das suas múltiplas solicitações.


DIAS 26 e 27 de junho de 2018
HORÁRIO 9:30 – 13:00 | 14:00 – 17:30
DURAÇÃO 14 horas
LOCAL Núcleo Distrital de Coimbra da EAPN Portugal
INSCRIÇÃO Associados da EAPN Portugal: 35€ // Não associados: 55€
PÚBLICO-ALVO Profissionais que desenvolvem intervenção social com famílias
ÁREA DE FORMAÇÃO 090 – Desenvolvimento Pessoal
MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização
FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação presencial
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados da EAPN Portugal | Número de ordem de receção da inscrição
CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação.
FORMADORAS
Sandra Belo e Ângela Coelho: Psicólogas e coaches, especialistas em coaching parental; co-autoras do primeiro livro de coaching parental português – “Family Coaching – 36 desafios para pais extraordinários”, baseado na experiência de trabalho com pais e mães em diferentes contextos.


INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo | A Ficha de Inscrição pode ser reproduzida

Após confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária, numerário ou cheque (à ordem de EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal, Associação).

As inscrições são limitadas a 15 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 22 de junho de 2018 para:
EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Coimbra
Avenida Fernão de Magalhães, 676, 2º andar, Sala 2, 3000-174 Coimbra
T: 239 834 241 | TML: 966 534 245 Email: coimbra@eapn.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário