“Autocarro EMIN” parte amanhã para Lisboa. Para já está estacionado nos Jardins do Palácio de Cristal, no Porto


“Autocarro EMIN” parte amanhã para Lisboa. Para já está estacionado nos Jardins do Palácio de Cristal

Saiu de Bruxelas dia 24 de abril e visa mobilizar a sociedade em geral para as questões à volta do rendimento mínimo adequado
Em dois meses visitam 32 países. Dois autocarros, um slogan: “Guaranteed Minimum Income: Nobody deserves less, everybody benefits!” (Ninguém merece menos; todos ganhamos). O que chega ao Porto (Rotunda da Boavista), traz, entre a sua equipa, Fintan Farrel, coordenador europeu do projeto EMIN que classifica esta iniciativa, uma espécie de ponto de informação e sensibilização móvel, um sonho a concretizar-se.
Mas, afinal, o que é o EMIN? É uma rede informal de organizações e indivíduos comprometidos com a ideia de concretizar progressivamente o direito a sistemas de rendimento mínimo adequados, acessíveis e habilitadores. Reúne vários especialistas, profissionais, académicos e outras entidades que atuam na luta contra a pobreza e a exclusão social, interessados nestas questões.
O objetivo desta iniciativa europeia é sensibilizar e informar sobre a implementação de modelos de rendimento mínimo adequados, acessíveis e capacitadores, mobilizando a sociedade civil e entidades políticas nacionais e europeias para apoiarem a construção de uma Europa mais Social. Existem na UE cerca de 119 milhões de pessoas em situação de Pobreza e de Exclusão Social. Em Portugal existem 2 399 milhares de pessoas. E, como sabemos, sensibilizar para a importância dos Rendimento Mínimo Adequado constitui um investimento numa sociedade mais inclusiva.
Hoje, na Biblioteca Almeida Garrett, associado a este evento, acontece o seminário “Rendimento Mínimo Adequado: o investimento numa sociedade mais inclusiva”. No dia 8 de maio o autocarro chega a Lisboa (Alameda D. Afonso Henriques) e entre as atividades previstas, até que parta rumo a Espanha, está agendado um outro seminário europeu, “Como Construir uma Europa dos Cidadãos?, que terá lugar no Salão Nobre do Museu Nacional de Arqueologia.
À semelhança de outros países europeus, Portugal também está envolvido nesta iniciativa que, este ano, conta com este autocarro muito especial. Tão especial que até será possível assiná-lo assim como quem diz, estou informado, subscrevo este projeto, partilho destas ideias, acredito numa Europa mais inclusiva.
+ info:
Departamento de Comunicação
Rua Costa Cabral, 2368
4200-218 Porto
e-mail: comunicacao@eapn.pt
Tel: 225420800/ 225420804
Site: www.eapn.pt

Comentários