AÇÃO DE FORMAÇÃO, Setúbal


Entrevista Motivacional: motivar famílias para a mudança

Olhar para as famílias que solicitam/necessitam de ajuda é frequentemente olhar para um rol de problemas complexos e infindáveis. Ao iniciarmos a intervenção procuramos conhecer melhor esses problemas e não raro entramos com as famílias nesse mar de mais e mais obstáculos, dificuldades e impossibilidades, muitas vezes multigeracionais. No entanto, a motivação das famílias para a mudança é possível e a Entrevista Motivacional é uma técnica poderosa para promover uma mudança inclusiva, gratificante e eficaz. Venha conhecê-la e experimentá-la nesta ação de formação.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1.  Para quê Mudar?
a) Da resistência à Motivação.
b) O papel do profissional como facilitador da Mudança
2.  Gestão de Emoções no Processo de Mudança
3.  Ciclo da Mudança e Fases da Motivação.
a) Da pré-contemplação à Mudança.
b) Recaídas e recuperação.
c) Manutenção e promoção da Motivação
4.   Entrevista Motivacional.
a) Princípios e aplicabilidade.
b) Entrevista Motivacional e Intervenção Social.
c) Exercícios Práticos/ Roleplaying

OBJETIVO GERAL
Capacitar o/as formando/as para a facilitação de processos de mudança a partir da metodologia da Entrevista Motivacional, considerando os múltiplos contextos no âmbito da intervenção social com famílias.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conhecer a importância de motivar as famílias para a mudança, bem como as fases do processo de mudança na família.
- Conhecer e experimentar a técnica da Entrevista Motivacional enquanto ferramenta poderosa e eficaz para promover e motivar a mudança na família

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Métodos expositivos e ativos. Recurso a metodologias de trabalho em grupo, roleplaying e world cafe. Avaliação contínua por observação e resolução de exercícios práticos.


DIAS 20, 27 e 28 de junho de 2018
HORÁRIO 10h00 às13h00 e das 14h00 às 17h00
DURAÇÃO 18 horas
LOCAL Mercado do Livramento: Av. Luísa Todi 157, 1º Andar - 2900-452 Setúbal (entrada pela porta com indicação GAE – Gabinete de Apoio ao Empresário)
INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN Portugal: 45€ // Não associados/as: 75€
PÚBLICO-ALVO Profissionais que desenvolvem intervenção social
ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e Orientação
MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização
FORMA DE ORGANIZAÇÂO Formação presencial
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO 1. Prioridade a associados/as da EAPN Portugal // 2. Prioridade às candidaturas provenientes do distrito de Setúbal // 3. Número de ordem de receção da inscrição
CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação
FORMADORA Catarina Rivero.
Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com especialidades avançadas em Psicoterapia e Psicologia Comunitária. É Psicóloga Clínica pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Lisboa. Tem formação em Terapia Familiar pela Associação Portuguesa de Terapia Familiar e Comunitária. É Master em Terapia Familiar e Sistemas da Faculdade de Medicina da Universidade de Sevilha. Possui Mestrado Executivo em Psicologia Positiva Aplicada pela Universidade de Lisboa (ISCSP). Tem ainda Mestrado em Sociedade, Risco e Saúde (ISCSP-UL), onde estudou o impacto de fatores da sociedade no bem-estar e na depressão dos cidadãos europeus. É co-autora do livro Positiva-Mente (Esfera dos Livros) e do Manual de Práticas Positivas e Colaborativas em Intervenção Social (EAPN Portugal). É presidente da Associação Portuguesa de Terapia Familiar e Comunitária, e membro fundador da Associação Portuguesa de Estudos e Intervenção em Psicologia Positiva. Atualmente exerce Psicoterapia Individual, Familiar e de Casal em consultório privado, e colabora com diversas entidades enquanto docente e formadora. Mais informações em www.catarinarivero.com.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÔES Ficha de Inscrição em anexo // A Ficha de Inscrição pode ser fotocopiada


Após confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária, numerário ou cheque (à ordem de EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal, Associação).

As inscrições são limitadas a 20 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 11 de junho para:
EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Setúbal
Avenida Dom João II, Nº14 R/C Dto - 2910-548 Setúbal
Telefone: 265 535330 | Tlm: 936873916 | setubal@eapn.pt

Comentários