AÇÃO DE FORMAÇÃO, Beja



Animação Sociocultural na Terceira Idade

“A prática da animação sociocultural tem a missão de criar uma nova imagem cultural alternativa à visão negativa do envelhecimento” (Osório, 1997). Nesta medida as principais funções da Animação Sociocultural como ferramenta de intervenção com idosos são: estimular processos de desenvolvimento social e cultural, gerar processos de participação, criar espaços para a comunicação entre os indivíduos e incentivar os idosos a serem autores do seu próprio desenvolvimento, como forma de possibilitar a realização pessoal e conseguir uma maior e mais efetiva integração da pessoa idosa.


CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1.     Conceitos da Animação Sociocultural
2.     Formas e tipos de animação Sociocultural
3.     Práticas de Animação
4.     Elaboração e metodologia de Projetos de Animação e Plano de Atividades

OBJETIVO GERAL
Compreender a animação sociocultural enquanto ciência social e em contexto de trabalho com idosos, a sua importância, sistematização, execução e desenvolvimento de atividades de animação sociocultural.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Elaboração e planificação de planos de atividades individuais e coletivos
- Estruturação de um Projeto de Animação com Idosos

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Privilegia-se o uso de metodologias participativas e dinâmicas que valorizem a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal: método interativo e expositivo, com treino de competências. Avaliação contínua de pergunta-resposta entre formador e formandos; realização de exercícios práticos durante a sessão.

DIAS 4 e 5 de junho de 2018
HORÁRIO 9h30 às12h30 e das 14h00 às 17h00
DURAÇÃO 12 horas
LOCAL Instalações do Núcleo Distrital de Beja da EAPN Portugal na Rua do Jornal Ala Esquerda 20, Beja
INSCRIÇÃO Associados da EAPN Portugal: 30€ // Não associados: 50€
PÚBLICO-ALVO Técnicos/as, Coordenador/as, Diretores/as, monitores/as das Respostas sociais, Técnicos e Dirigentes de ONG’s e Organismos Públicos etc.
ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e Orientação
MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização
FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação presencial
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados da EAPN Portugal // Número de ordem de receção da inscrição
CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação
FORMADOR Luis Rodrigues. Licenciado em Animação Sociocultural. Trabalha na área da reabilitação desde 1997 até ao presente. Como Animador Sociocultural, trabalhou na área da reabilitação na CERCIAMA (Amadora) de 1999 a 2016, com funções de coordenação e encenação do Tr.Ama - Teatro da CERCIAMA; colaborou também como Animador Sociocultural na CRINABEL (Lisboa), como Professor de Movimento; no CECD (Mira Sintra) e AFID (Alfragide), enquanto Professor de Teatro e Movimento, encenação do Grupo de Teatro, coordenador de Projetos Culturais e Artísticos. Colaborou na Associação Horizonte (Lisboa), na área da doença mental, como Animador Sociocultural responsável de projetos de animação e gestão de atividades da vida diária. Enquanto formador, deu alfabetização na Junta Freguesia Rio de Mouro; Animação sociocultural e deficiência em oficinas da FENACERCI; Sustentabilidade de Projetos Culturais em organizações de deficiência na CERCIAMA, dinamizou Oficinas de Teatro em Fafe e Beja; Formador em Técnicas de Teatro Inclusivo para professores (Hungria e Alemanha), em Animação da Língua Portuguesa para estrangeiros na Associação Mais Cidadania em Lisboa; “As Artes como prática de inclusão” na ESELx, “Construção de Sussurradores” numa Oficina do Instituto Nacional de Reabilitação. Dirigente e animador sociocultural da Glocalmusic - Cooperativa Cultural.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo // A Ficha de Inscrição pode ser fotocopiada

Após confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária, numerário ou cheque à ordem de EAPN Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal, Associação

As inscrições são limitadas a 20 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 29 de maio para:

EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Beja
Rua do Jornal Ala Esquerda, 20 | 7800-301 Beja
telefone: 284325744    fax: 284325745   e-mail: n.beja@eapn.pt

Comentários