O AUTOCARRO QUE VAI ESTACIONAR NA ROTUNDA DA BOAVISTA... CHEGA AO PORTO DIA 5 DE MAIO


O AUTOCARRO QUE VAI ESTACIONAR NA ROTUNDA DA BOAVISTA...

CHEGA AO PORTO DIA 5 DE MAIO

Falta menos de um mês para que este autocarro - do projeto EMIN - chegue ao Porto. Parte de Bruxelas no dia 24 de abril e andará por aí com o objetivo de alertar para as questões à volta do rendimento mínimo adequado na Europa.

“Guaranteed Minimum Income: Nobody deserves less, everybody benefits!”, 
É O SLOGAN QUE O MOVE...
Na verdade, nas palavras de Fintan Farrel, coordenador europeu do projecto EMIN este autocarro, uma espécie de ponto de informação e sensibilização móvel, é um sonho prestes a concretizar-se.

Mas, afinal, o que é o EMIN? É uma rede informal de organizações e indivíduos comprometidos com a ideia de concretizar progressivamente o direito a sistemas de rendimento mínimo adequados, acessíveis e habilitadores. Reúne vários especialistas, profissionais, académicos e outras entidades que atuam na luta contra a pobreza e a exclusão social, interessados nestas questões.

O projeto é financiado pela Comissão Europeia (CE), com o objetivo de construir consensos na definição das medidas necessárias para a criação progressiva de regimes de rendimento mínimo adequado e acessível nos estados membro da União Europeia, em conformidade com a recomendação de inclusão ativa da CE de 2008, a Estratégia Europa 2020 e no contexto da Plataforma Europeia contra a Pobreza e Exclusão Social. Depois da sua primeira fase (2013/2014) a iniciativa é, neste período, (2017/2018) financiada, ainda, pelo Programa da União Europeia para o Emprego e Inovação Social.

À semelhança de outros países europeus, Portugal também está envolvido nesta iniciativa que, este ano, conta com este autocarro muito especial. Tão especial que até será possível assiná-lo assim como quem diz, subscrevo este projeto, partilho destas ideias.

Uma iniciativa da EAPN Europa com a participação de todas as suas redes.

Pode, ainda, consultar:
Twitter: @EMINnetwork
+ info:
Paula Cruz
EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza
Técnica do Departamento de Investigação e Projetos
paula.cruz@eapn.pt
Rua de Costa Cabral, 2368
4200-218 Porto
Tel: 00351 22 542 08 02/0; Fax: 00351 22 540 32 50
http://www.eapn.pt

Comentários