EAPN Portugal quer trabalhar com os jovens valorizando a sua iniciativa e leva a debate temas que têm diretamente a ver com a sua vida




“O Futuro Começa Agora” em Castelo Branco

EAPN Portugal quer trabalhar com os jovens valorizando a sua iniciativa

e leva a debate temas que têm diretamente a ver com a sua vida

O que é ser jovem nos dias de hoje? Qual a sua visão do futuro? Quais são as suas preocupações? O que fazer para tornar o mundo um lugar melhor? Estas e outras questões serão respondidas amanhã, no auditório da Escola Agrária de Castelo Branco, durante o “Encontro de Jovens – O Futuro Começa Agora”, organizado pela EAPN Portugal que visa promover uma reflexão e debate sobre o que lhes reserva o futuro, qual o seu lugar no mundo e como as suas atitudes e comportamentos podem influenciar as suas vidas.

As mudanças na sociedade nunca foram indiferentes ao impulso mobilizador juvenil que, em todos os tempos, recorrem a diferentes instrumentos de participação. Para além das novas tecnologias que atualmente permitem uma maior disseminação de ideias e projetos, a programação desta iniciativa conta com iniciativas diversificadas: música (hip-hop, rap), audiovisuais (reportagem, entrevistas, documentários, filmes), teatro, dança, fotografia e literatura.

Desta forma, entre outros objetivos, este encontro de jovens, visa potenciar a melhoria do desempenho escolar, aumentando a sua motivação e o seu interesse pela escola, criando um espaço inclusivo onde se dê o debate descontraído, a partilha e a comunhão de interesses e aspirações. “Por isso, a EAPN Portugal pretende, cada vez mais, trabalhar de forma  próxima com os jovens e valorizar a sua capacidade de iniciativa e de questionamento sobre temas que têm diretamente a ver com a sua vida, levando-os a pensar em soluções para os seus problemas, questionando o status quo”, diz Sandra Araújo, diretora executiva da EAPN Portugal.

O ano passado, realizou-se a iniciativa piloto e este encontro aconteceu na cidade do Porto, contando com cerca de duas centenas de jovens do ensino secundário e respetivas escolas e, este ano, a organização faz um esforço para o levar para o interior do país, apostando na descentralização e numa dinâmica que envolva um universo maior de jovens que protagonizem, de facto, este encontro que visa também refletir e debater o futuro, sensibilizando a sociedade em geral para a importância do envolvimento de todos na luta por um mundo mais justo.

“A EAPN Portugal considera que a educação constitui a base para assegurar a cada cidadão/ã a participação plena na sociedade e uma efetiva igualdade de oportunidades. Consideramos igualmente que a Escola é um poderoso meio de inclusão social, sobretudo quando os valores de democracia, igualdade, justiça e cidadania estão presentes”, explica Sandra Araújo, acrescentando que “a contínua promoção destes valores, no seio da comunidade educativa, é um dos maiores desafios da nossa sociedade, uma vez que a educação é basilar na construção de um futuro melhor e um braço fundamental da luta contra a pobreza”.



+ info:
Departamento de Comunicação
Rua Costa Cabral, 2368
4200-218 Porto
Tel: 225420800/ 225420804


Comentários