Assembleias Escolares, Vila Real





“No âmbito do projeto pedagógico apresentado pelos Pais e Encarregados de Educação do 1º ciclo da Escola de Torneiros e validado e aprovado pelo Conselho Pedagógico da mesma escola, surgem as Assembleias Escolares como momentos de participação democrática em que todas as decisões respeitantes à vida da turma são tomadas em conjunto. Este é o espaço onde o aluno tem a possibilidade de “apresentar críticas e sugestões relativas ao funcionamento da Escola e ser ouvido pelos professores, diretores de turma e órgãos de administração e gestão da Escola em todos os assuntos que justificadamente forem do seu interesse” (Lei nº51/2012 de 5 de setembro, artigo 7ª, ponto 1, alínea o).
Queremos “proporcionar aos alunos experiências que favoreçam a sua maturidade cívica e sócio-afetiva, criando neles atitudes e hábitos positivos de relação e cooperação, quer no plano dos seus vínculos de família, quer no da intervenção consciente e responsável na realidade circundante” (Lei Nº46/86, de 14 de outubro 1986, artigo 7º, alínea h).
Assim, o Núcleo Distrital de Vila Real da EAPN Portugal e o Agrupamento de Escolas Morgado Mateus de Vila Real convidam todos os pais, encarregados de educação, colaboradores da EB 1 e Jardim de Infância  da Escola de Torneiros a juntar-se  a nós no dia 18 de abril às 17.30 na cantina da escola. Vamos debater as “Assembleias Escolares: o que são e o que podem ser?” com o objetivo de auscultarmos este público e desenharmos as próximas assembleias escolares que arrancarão no próximo ano letivo (2018/2019). “

 Esta iniciativa, da Escola de Torneiros de Vila Real (Agrupamento de Escolas Morgado Mateus) de que o Núcleo Distrital de Vila Real é parceiro,  decorre no âmbito  “Escolas contra a Pobreza” dado que existe um protocolo assinado entre a EAPN Portugal e DGEST.  

+ info:
Catarina Oliveira
EAPN Portugal/Rede Europeia Anti – Pobreza
Técnica do Núcleo Distrital de Vila Real
Rua Dr. Francisco Sales da Costa Lobo, lote 5, -1 rc/esquerdo 3 B
5000-260 Vila Real
T: +00351 259322579 F: +00351 259322001

Comentários