ACONTECEU NO NÚCLEO DISTRITAL DE VILA REAL



Comemorações distritais da Semana da Interculturalidade, 

no distrito de Vila Real

"No âmbito da semana da interculturalidade promovida pela EAPN Portugal o Núcleo Distrital de Vila Real dinamizou, com o Projeto +Social E6G, o encontro comunitário “Todos óh Bairro” no dia 5 de abril de 2018 no Bairro da Telheira.
A sessão “Todos óh Bairro” contou com ainda com o forte apoio do projeto +Social E6G, Município de Vila Real, Vila Real Social E.M., Junta de Freguesia de Parada de Cunhos, Caritas Diocesana de Vila Real.

Neste encontro comunitário foi apresentado os resultados das sessões “Direitos humanos e cidadania” desenvolvidas pela EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Vila Real com presença de participantes do projeto e moradores do bairro da Telheira e entidades da comunidade: Escolas, Juntas de Freguesia, Associações, IPSS e movimento sociais. Através da metodologia participativa photovoice, os moradores tiveram a oportunidade de responder por fotografias a três questões: “O que mais gosto no meu bairro?”; “O que menos gosto no meu bairro?” “ O que podemos melhorar?”. O produto final foi um diagnóstico participativo do ponto de vista da comunidade moradora. Esta metodologia permitiu desenvolver a consciência crítica e a responsabilização cidadã; capacitar para causas comunitárias e empoderar cidadãos; promover o diálogo e dar voz aos cidadãos, assim como aproximar a comunidade dos decisores políticos. Ficou o comprometimento do Município de apresentar o documento final destas sessões a todas as entidades com competências diretas nas áreas de intervenção diagnosticadas.

Convidamos ainda a Associação Saber Compreender que, com o testemunho do seu presidente Cristian Georgescu, pretendemos demonstrar que a participação e o associativismo podem ser a chave para um processo de inclusão social.
Um agradecimento muito especial à comunidade do bairro da Telheira pela participação, coragem e envolvimento nestas sessões. Agradecemos ainda ao Município de Vila Real pela coragem, oportunidade, abertura em trazermos para a intervenção social metodologias e abordagens participativas e mais inclusivas, assim como agradecemos a todos os parceiros do consórcio presentes que apoiaram esta iniciativa.
Catarina Oliveira
Técnica do Núcleo Distrital de Vila Real

+ info:



Comentários