ACONTECEU NO NÚCLEO DISTRITAL DE AVEIRO



"Aconteceu no passado dia 6 de abril, na Casa da Comunidade Sustentável, em Aveiro, o Encontro Distrital de Organizações que desenvolvem voluntariado na perspetiva intercultural, designado “A Interculturalidade e as múltiplas faces do SERes Voluntário”.

O Encontro integrou-se na Semana da Interculturalidade, iniciativa que a EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti-Pobreza organiza anualmente, desde 2014, na segunda semana do mês de abril e que se tem vindo a disseminar, desde então e ano após ano, em mais locais do território nacional.
Em 2018, a Semana da Interculturalidade decorreu entre 2 e 8 de abril e o distrito de Aveiro associou-se pela primeira vez à iniciativa, através da potenciação de uma atividade que faz parte das “rotinas” centrais de funcionamento dos Núcleos Distritais da EAPN Portugal, neste caso específico, do Núcleo Distrital de Aveiro, designadamente, as Reuniões com os Associados da Organização. A Reunião prevista para o mês de abril foi, assim, realizada em parceria com a União de Freguesias da Glória e Vera Cruz e abriu as portas a todas as Organizações, públicas e privadas, e a todos/as os/as cidadãos/ãs com interesse e/ou atividade na área da Interculturalidade.

O Encontro teve a participação de cerca de 60 cidadãos/ãs, em representação de Organizações e/ou em nome próprio, e contou com a apresentação de cinco projetos cuja intervenção extravasa fronteiras territoriais e culturais, centrando os seus métodos de trabalho no cruzamento virtuoso entre Voluntariado e Interculturalidade. São estes os atores a reter: AIESEC – Association Internacionale des Étudients en Sciences Économiques et Commerciales; Agora Aveiro; Associação Gap Year Portugal; Rosto Solidário; SERVIR – Voluntariado da AEVA (Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro).

A apresentação dos projetos deu origem a uma partilha de experiências e um debate tão múltiplos quanto a diversidade dos participantes no Encontro, resultado este que deu voz ao desejo de multiplicação da iniciativa, através da aproximação a públicos-alvo mais específicos, de forma a obter ganhos ao nível na mobilização de cidadãos/ãs para a participação neste tipo de projetos. O público juvenil poderá ser o próximo destino de viagem. Cristina Mamede


+ info:

 Cristina Mamede

Técnica do Núcleo Distrital de Aveiro
EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti-Pobreza
Estrada Nova do Canal, n.º 111, R/C Dto.
Vera Cruz
3800-236 Aveiro
Tel.: + 00351 234 426 702 Fax: + 00351 234 426 246

Comentários