AÇÃO DE FORMAÇÃO, Vila Real



Comunicação Consciente, Assertividade e Gestão de Tempo
A comunicação está presente em todas as áreas e momentos da vida e pode assumir várias formas sendo que a forma como comunicamos está intimamente ligada à qualidade de relação que temos connosco e com os outros. Relacionada ou não com a forma como comunicamos e o que comunicamos encontramos uma maior ou menor capacidade de gerir o nosso tempo de forma positiva e eficaz. Torna-se vital, em paralelo com um trabalho consciente da nossa autoestima e das nossas necessidades, aprender a gerir o nosso tempo. Não conseguindo contribuir para que o dia tenha mais horas do que na realidade tem, resta-nos aprender a usar o tempo disponível de forma eficaz e eficiente, colocando a nossa intenção e ação no que é prioritário e verdadeiramente importante para a felicidade. 
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1.    Auto Estima: relação entre a autoestima, comunicação e gestão de tempo; estratégias de desenvolvimento de auto estima positiva; o papel dos nossos pensamentos e emoções; aceitação e responsabilização; apreciação e reconhecimento pessoal;
2.   Assertividade, Comunicação consciente e não violenta: saber dizer “não”; estilos de resposta em comunicação: passiva, agressiva e assertiva; dificuldade presentes no ato de comunicar; etapas da comunicação consciente e não violenta: observação, sentimento, necessidade e pedido; exercícios práticos de como comunicar melhor;
3.    Gestão de tempo: noções e caraterísticas de gestão de tempo; análise crítica da utilização do tempo; planeamento e organização do tempo: modelos e técnicas – desperdiçadores de tempo; Estratégias práticas para uma melhor gestão do tempo. 
OBJETIVO GERAL / ESPECÍFCOS
- Conhecer e compreender o conceito de autoestima e sua relação com comunicação consciente e gestão do tempo;
- Integrar estratégias eficazes e práticas para o desenvolvimento de uma autoestima positiva;
- Conhecer e compreender conceitos de assertividade, comunicação consciente e não violenta;
- Aprender a dizer “não”;
- Conhecer os diferentes estilos de resposta em comunicação, integrá-los e praticá-los;
- Compreender o conceito de gestão do tempo; Aprender a analisar de forma crítica a utilização do tempo;
- Integrar modelos e técnicas de planeamento e organização do tempo e praticar estratégias para melhor gerir o tempo.
METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Metodologias pedagógicas: expositivo; interrogativo e ativo; Técnicas pedagógicas: simulação; exposição; estudos de caso; tempestade de ideias; exercícios práticos e dinâmicas de grupo. A avaliação é contínua: formativa, sumativa a partir de: formulação de perguntas / observação / participação; treino de competências e conhecimentos adquiridos.

DIAS 4 e 5 junho de 2018
HORÁRIO 9h30 - 13h00 | 14h00 - 17h30
DURAÇÃO 14 horas
LOCAL Núcleo Distrital de Vila Real da EAPN PT | Rua Dr. Francisco Sales da Costa Lobo lote 5, -1 r/c esq., Vila Real
INSCRIÇÃO Associados da EAPN Portugal: 35€ // Não associados: 55€
PÚBLICO-ALVO Técnicos/as Superiores, Chefias intermédias, Membros de direção, gestores de qualidade, diretores/as técnicos/as, dirigentes, coordenadores/as de equipas e projetos de entidades públicas e privadas.
ÁREA DE FORMAÇÃO 090 – Desenvolvimento Pessoal
MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização.
FORMA DE ORGANIZAÇÂO Formação presencial
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados da EAPN Portugal // Número de ordem de receção da inscrição
CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação
FORMADORA Sofia Rodrigues  
Psicóloga Clinica, psicoterapeuta e formadora. Licenciada em psicologia pela FPCE da Universidade de Lisboa. Em 2004 desenvolveu a sua formação na área dos cuidados paliativos e mais recentemente na área da prestação de cuidados a pessoas idosas e dependentes pela Associação Portuguesa de Psicogerontologia. Exerce a sua atividade clinica privada ao nível da avaliação, aconselhamento e intervenção psicológica em adultos e casais, nas mais variadas problemáticas. Pós graduada em Terapia de Casal, Sexologia clinica. Formadora na área da psicologia da saúde – ansiedade, stress, depressão, estilos de comunicação, luto, autoestima, psicoterapia de 3ª geração (Mindfulness, técnicas de respiração e meditação).



INFORMAÇÕES E INSCRIÇÔES Ficha de Inscrição em anexo // A Ficha de Inscrição pode ser fotocopiada



Após confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária, numerário ou cheque (à ordem de EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal, Associação).


As inscrições são limitadas a 20 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 28 de maio para:
EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Vila Real
Rua Dr. Francisco Sales da Costa Lobo lote 5, -1 r/c esquerdo, 5000-260 VR
T: 259322579 Tlm: 964764081 | Fax: 259322001 | vilareal@eapn.pt

Comentários