Exigências, Requisitos Normativos/Legais e Soluções nas Org.
Sociais
Numa conjuntura socioeconómica e política em que as
organizações sociais têm sido o alvo das atenções da comunicação social, seja
através das redes sociais, imprensa escrita ou audiovisual, apresentando um
quadro de clientes e familiares/significativos cada vez mais exigentes, uma
legislação flutuante, intervenção dos ministérios tutelares numa postura de
fiscalização em detrimento da pedagogia e parceria, esta formação prática e
intuitiva considera-se fundamental. Neste contexto, as chefias intermédias e
dirigentes apresentam dificuldades em acompanhar a legislação para o seu
cumprimento, com um orçamento mais diminuto e aumento das exigências das partes
interessadas. O Sistema de Gestão da Qualidade é hoje uma das maiores e
recorrentes ferramentas para o cumprimento legal numa visão interativa, eficaz
e de otimização de recursos.
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CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1.
Breve
enquadramento: Sistema de Gestão da Qualidade e gestão Operacional nas
Organizações Sociais: novas exigências da comunidade e organismos tutelares;
1.1 Requisitos Normativos: Análise dos
Critérios/Clausulas/Indicadores de cada Norma e técnicas para implementação:
2.
Enquadramento
Legal: Exigências e Soluções:
2.1
Segurança, Higiene, Saúde no
Trabalho;
2.2
Segurança Alimentar/HACCP;
2.3
Processo Individual do Colaborador;
2.4
Proteção de Dados Pessoais dos
utentes e colaboradores;
2.5
Contraordenações (valores e
entidades fiscalizadoras) e Listas de verificação interna.
3 Auditorias e Fiscalizações.
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OBJETIVO GERAL
·
Identificar
as principais não conformidades (menores e maiores) e irregularidades na gestão
operacional das organizações sociais e desenho de ações corretivas.
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Capacitar
os formandos na identificação das não conformidades normativas/menores e
irregularidades/Não conformidades maiores;
·
Identificar
a principal legislação inerente à gestão de uma organização com fins sociais
(com ou sem fins lucrativos);
·
Dotar
destreza na definição de ações corretivas/correção para o cumprimento legal
(auditoria/Visita da ACT, ANPC, ASAE, ISS, etc);
·
Capacitar
os formandos para a organização processual e operacional para
vistorias/auditorias/visitas tutelares.
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METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Métodos
ativos e de descoberta por forma a promover a participação e o envolvimento
dos formandos em casos práticos. Avaliação contínua dos formandos e
realização de exercícios.
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DIAS
15 Junho 2018
HORÁRIO
9h30 às13h e das 14h00 às 17h30m
DURAÇÃO
7h
LOCAL:
EAPN Viana do Castelo – Rua Salvato Feijó - Torre Active Center, 1º Andar Loja
AA Viana do Castelo
INSCRIÇÃO
Associados/as da EAPN Portugal: 20€ // Não associados/as: 30€
PÚBLICO-ALVO
Técnicos/chefias e dirigentes de Organizações Sociais com ou sem fins
lucrativos
ÁREA DE FORMAÇÃO
090 – Desenvolvimento pessoal
MODALIDADE DE FORMAÇÃO
Formação contínua de atualização
FORMA DE ORGANIZAÇÃO
Formação presencial
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
Prioridade a associados/as da EAPN Portugal // Número de ordem de receção da
inscrição
CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da
ação e aproveitamento no final da formação
FORMADOR/A
Sílvia Machado - a nível do percurso académico, é licenciada
em Sociologia; com Especialização em Gestão de IPSS’s; Especialização em
Engenharia da Qualidade. Ao nível do percurso profissional, exerce neste
momento o cargo de diretora geral/responsável dos recursos humanos, gestora da
qualidade, direção técnica da creche na Santa Casa da Misericórdia
de Mortágua. Desde 2010 que tem experiência na docência no
Ensino Superior. Foi docente em diversas unidades curriculares na
Licenciatura em Serviço Social, tendo orientado centenas de alunos em
estágio curricular nas organizações sociais, coordenadora e fundadora da Pós-Graduação
em Gestão da Qualidade no III Setor na Escola Superior de Tecnologia e Gestão
de Lamego, Pólo do Instituto Politécnico de Viseu. Foi membro do projeto
transfronteiriço Coopera+, promovido pela Universidade Católica de Braga. É
docente convidada do Instituto Miguel Torga na Pós-Graduação "Gestão
Global e Prática de Organizações Sociais", assim como na Pós-Graduação
"Psicomotricidade em Geriatria e Saúde Mental" promovida pela
Associação Nacional de Psicomotricidade em parceria com a Replicar Socialform. Integrou diversos projetos de âmbito
nacional como o PRIO, Q3, Projeto Arquimedes, em várias edições, entre outros.
É oradora em diversos seminários/congressos acerca da gestão das organizações
sociais bem como sistemas de gestão da qualidade.
Mantém a sua atividade como formadora e consultora em
Sistemas de Gestão da Qualidade nas Organizações Sociais em diversos projetos a
nível nacional, tendo sido consultora responsável na área da Gestão
da Qualidade (com mais de 25h) em mais de 160 organizações sociais.
INSCRIÇÕES
As inscrições são limitadas a 20 formandas/os e
devem ser realizadas até 8 Junho 2018!
Após a
confirmação da sua inscrição, e da efectiva realização da acção de formação, o
pagamento deve ser efectuado, por transferência bancária (preferencial)
ou numerário até à data limite de 8 Junho 2018!
Para formalizar
devidamente a inscrição, a ficha de inscrição (em anexo ao e-mail) deve ser preenchida e devolvida, juntamente com o comprovativo do pagamento e até ao dia 8 Junho 2018 para: vianadocastelo@eapn.pt
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