Follow by Email

terça-feira, 3 de abril de 2018

AÇÃO DE FORMAÇÃO, Santarém



Como Elaborar com Eficácia Candidaturas a Financiamentos

Com a alteração de paradigma no modelo de financiamento das Organizações do 3º Setor, passou-se de uma lógica de financiamento estrutural para um modelo de financiamento por projeto, o que colocou às organizações desafios técnicos que muitas desconheciam até então. Como se desenha corretamente um projeto? Que metodologias existem? Onde encontrar oportunidades de financiamento? E como fazer uma candidatura de sucesso? Estas questões surgem regularmente nas organizações e a qualidade das respostas influencia de sobremaneira o sucesso, desenvolvimento e sustentabilidade das instituições e das respostas sociais que prestam. Esta formação visa proporcionar aos formandos um espaço de aprendizagem conjunto, de experimentação e questionamento que os ajudará a desenhar projetos mais estruturados no futuro e a ter mais sucesso no difícil processo de apresentação de candidaturas a financiamentos.


CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1.    Caraterização de um Projeto
2.    Ciclo do Projeto
3.    Desenho de Projeto: Método do Quadro Lógico
4.    Linhas de Financiamento: Definição e Caraterísticas
5.    Prospeção de Linhas de Financiamento: Princípios e Ferramentas
6.    Análise de Regulamentos: Segredos e Ferramentas
7.    Processo de Elaboração de uma Candidatura
8.    Orçamento do Projeto


OBJETIVO GERAL
Dotar as/os participantes de conhecimentos sobre desenho de projetos e elaboração de candidaturas a financiamentos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar e compreender as fases do planeamento e de gestão do ciclo de projeto
- Identificar e aplicar técnicas de diagnóstico de problemas/necessidades
- Desenhar projetos consistentes: definir objetivos, resultados esperados e indicadores para monitorização e avaliação
- Identificar técnicas de prospeção de oportunidades de financiamentos para a sua organização
- Analisar um regulamento (guidelines) de uma linha de financiamento
- Preparar a redação e apresentação de uma candidatura e fazer o respetivo orçamento para um projeto

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Metodologias de Educação Não-Formal facilitadoras da apropriação dos conteúdos e experimentação/confrontação com potenciais dificuldades no futuro. Complemento entre a dimensão expositiva dos conteúdos teóricos e a implementação de exercícios práticos, facilitando a aprendizagem entre pares e a cooperação/trabalho em equipa. 
DIAS 3 e 4 de maio de 2018
HORÁRIO 9h00 às13h00 |14h00 às 17h00
DURAÇÃO 14h
LOCAL Santarém (local a definir)
INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN Portugal: 35€ // Não associados/as: 55€
PÚBLICO-ALVO Profissionais e dirigentes de organizações de intervenção social
ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e Orientação
MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização
FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação presencial
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Associados da EAPN Portugal | Número de ordem de receção da inscrição | Número de inscrições por instituição | Distrito de exercício de atividade
CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação
FORMADOR João Mesquita
Fundador e sócio-gerente da Coatl – Consultoria para o Desenvolvimento, é licenciado em Economia e mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG – Universidade de Lisboa), tendo realizado a sua tese final de mestrado sobre “A Cultura da Avaliação no sector da Cooperação para o Desenvolvimento em Portugal”. Trabalha como formador desde 2010 e como consultor desde 2013 em temas como Avaliação de Projetos, Planeamento Estratégico, Angariação de Fundos e Gestão das Organizações, privilegiando o uso de metodologias participativas e abordagens pedagógicas não-formais e de educação entre pares. Ao longo do seu percurso profissional trabalhou com organizações como o ACNUR (ONU), Conselho da Europa, Alto Comissariado para as Migrações (ACM, IP), Fundação Calouste Gulbenkian, Fórum Europeu de Juventude (YFJ), EFUS – European Forum for Urban Security, Conselho Nacional de Juventude, Plataforma Portuguesa das ONGD, Médicos do Mundo, APF – Associação para o Planeamento Familiar, EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza), entre muitas outras IPSS, ONG, Associações Juvenis, Cooperativas e Municípios. É membro de diversas redes profissionais ligadas à avaliação: Sociedade Europeia de Avaliação, da Bolsa de Avaliadores do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, IP, Bolsa de Avaliadores da Agência Europeia de Execução do programa de Educação, Audiovisual e Cultura (EACEA).


INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo // A Ficha de Inscrição pode ser fotocopiada


Após confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária, numerário ou cheque (à ordem de EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal, Associação).

As inscrições são limitadas a 25 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 24 de abril para:
 

EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Santarém
Rua Prior do Crato, nº 2, 2005-364 Santarém
Telefone: 00351 243306279 | santarem@eapn.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário