Semana da Interculturalidade, programa nacional

SEMANA DA INTERCULTURALIDADE

Programa nacional revela atividades em vários distritos
Sensibilizar todos os cidadãos para a importância da construção de uma sociedade mais justa, igualitária e intercultural
A EAPN Portugal tem vindo a desenvolver várias iniciativas no sentido de ativar e mobilizar a comunidade local para o combate à pobreza e exclusão social. As atividades realizadas neste âmbito têm sido bastante diversificadas, contando sempre com uma parceria alargada.
O desenvolvimento de ações desta natureza é percebido como tendo um impacto significativo na opinião pública, fomentando, por um lado, uma maior sensibilização para a importância do combate à pobreza e da exclusão e, por outro lado, um maior incentivo ao trabalho em parceria e à criação de sinergias ao nível local.
Reconhecendo estas potencialidades, a EAPN Portugal entendeu que estariam criadas as condições para desenvolver uma iniciativa que permitisse trabalhar e sensibilizar os cidadãos para a necessidade de uma sociedade intercultural que tenha presente os valores da solidariedade, da igualdade, do respeito pela diferença e pela diversidade, de forma a garantir uma cidadania mais inclusiva e mais igualitária.
A interculturalidade, cada vez mais presente na nossa sociedade, exige um conhecimento mais aprofundado das várias culturas que integra. É através do conhecimento de outras culturas e dos contactos que temos com essas culturas que nos enriquecemos enquanto cidadãos. A interculturalidade passa assim pela aceitação e o respeito pelas diferenças. Apostar na interculturalidade é acreditar que se pode aprender e enriquecer através do diálogo e da convivência com outras culturas.
+ info:
Maria José Vicente
Departamento de Desenvolvimento e Formação
mj.vicente@eapn.pt
EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza
Tel. 00351 225420806 Fax. 00351 225403250

Comentários