Junta-te ao autocarro do projeto EMIN!







Esta é a historia de um autocarro que, em breve, passará por diversos países europeus com o objetivo de alertar para as questões à volta do rendimento mínimo adequado na Europa. Parte de Bruxelas, dia 24 de abril e regressa ao mesmo país dia 28 de junho, onde está prevista acontecer a cerimónia de encerramento desta iniciativa cujo slogan é este: 

Guaranteed Minimum Income: Nobody deserves less, everybody benefits!”.

Na verdade, nas palavras de Fintan Farrel, coordenador europeu do projecto EMIN  este autocarro, uma espécie de ponto de informação e sensibilização móvel, é um sonho  prestes a concretizar.

Mas, afinal,  o que é o EMIN? É uma rede informal de organizações e indivíduos comprometidos com a ideia de concretizar progressivamente o direito a sistemas de rendimento mínimo adequados, acessíveis e habilitadores. Reúne vários especialistas, profissionais, académicos e outras entidades que atuam na luta contra a pobreza e a exclusão social, interessados nestas questões.

O projeto é financiado pela Comissão Europeia (CE), com o objetivo de construir consensos na definição das medidas necessárias para a criação progressiva de regimes de rendimento mínimo adequado e acessível nos estados membro da União Europeia, em conformidade com a recomendação de inclusão ativa da CE de 2008, a Estratégia Europa 2020 e no contexto da Plataforma Europeia contra a Pobreza e Exclusão Social. Depois da sua primeira fase (2013/2014) a iniciativa é, neste período, (2017/2018) financiada, ainda, pelo Programa da União Europeia para o Emprego e Inovação Social.

À semelhança de outros países europeus, Portugal também está envolvido nesta iniciativa que, este ano, conta com este autocarro muito especial. Tão especial que até será possível assiná-lo assim como quem diz, subscrevo este projeto, partilho destas ideias.

Para já, salve a data: 6 de maio o autocarro chega ao Porto e dia 8 estaciona em Lisboa para ficar até dia 9 de maio, dia em que se assinala o Dia da Europa.
E, por favor, mantenha-se informado sobre esta iniciativa. Vamos dando conta do que acontecerá, aqui.

Uma iniciativa da EAPN Europa com a participação de todas as suas redes.


Pode, ainda, consultar:

Blog: https://emin-eu.net

Facebook: https://www.facebook.com/EMIN-135945640427626/

Twitter: @EMINnetwork


+ info:

Paula Cruz
EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza
Técnica do Departamento de Investigação e Projetos
Rua de Costa Cabral, 2368
4200-218 Porto
Tel: 00351 22 542 08 02/0; Fax: 00351 22 540 32 50




Comentários