Conselho Local de Cidadãos de Braga inicia projeto sobre aprendizagens de vida


Conselho Local de Cidadãos de Braga inicia projeto sobre aprendizagens de vida

"Num quadro de valorização das competências dos participantes no Conselho Local de Cidadãos (CLC) de Braga, adquiridas e desenvolvidas nos seus percursos de vida, em particular as suas capacidades de resiliência, pretende-se realizar um levantamento e transcrição de episódios, experiências e aprendizagens de vida centradas na superação de (múltiplas) dificuldades e problemas sentidos ao nível pessoal, profissional, familiar e social. Os entrevistados serão os próprios elementos do CLC e outras pessoas que também viveram múltiplos desafios, e a informação será compilada numa publicação. Tendo por base metodologias participativas, todos os elementos serão envolvidos na execução do projeto.

Deste modo, este trabalho situa-se num quadro de compreensão do perfil das pessoas e famílias que vivem em situação de muita vulnerabilidade por parte da sociedade em geral e do fomento de cultura de tolerância e solidariedade.

Pretende-se também que o livro a publicar possibilite aprendizagens, ou seja dê a conhecer estratégias de enfrentamento dos problemas, junto de outras pessoas que estejam ou possam vir a viver os mesmos ou idênticos problemas, e junto dos mais jovens no sentido de reforçarem competências pessoais, num quadro de prevenção de eventuais futuros obstáculos.
Perspetiva-se que este trabalho permita, ainda, percecionar mudanças ocorridas na sociedade em diversas áreas - saúde, educação, proteção social, família, etc. - nas últimas décadas. "

+ info:

Isabel Amorim
Núcleo Distrital de Braga
EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza
Rua Ana Teixeira da Silva, n.º 34, 1º Esq.
4700-251 Braga
Tel. + 00351 253 331 001 Fax: + 00351 253 331 002
www.eapn.pt



Comentários