ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS, em Castelo Branco


"O FUTURO COMEÇA AGORA"
A EAPN Portugal considera que a educação constitui a base para assegurar a cada cidadão/ã a participação plena na sociedade e uma efetiva igualdade de oportunidades. Consideramos igualmente que a Escola é um poderoso meio de inclusão social, sobretudo quando os valores de democracia, igualdade, justiça e cidadania estão presentes.
Neste sentido, defendemos o desenvolvimento de e um trabalho sistematizado, organizado e contínuo de promoção dos valores de justiça social, igualdade e solidariedade na comunidade escolar. É necessário que a escola seja um espaço de referência ao nível do conhecimento e dos valores nele propagados, sendo este ao mesmo tempo um dos maiores desafios da sociedade.
Tendo presente estas premissas e a experiência da EAPN Portugal junto de escolas de todo o território continental, em 2017 foi desenvolvida uma iniciativa que envolveu a participação de cerca de 200 jovens em idade escolar , a frequentar o ensino secundário, com vista a promover a sua participação cidadã, utilizando instrumentos que são apelativos para o universo juvenil.
Esta iniciativa funcionou como um projeto piloto, procurando perceber a adesão das escolas à mesma e simultaneamente avaliando, corrigindo e aperfeiçoando os métodos e a logística da Iniciativa.
Pretende-se assim que este ano a dinâmica seja estendida a um universo maior de jovens e se tenha presente alguns aspetos que resultam da iniciativa anterior, designadamente a necessidade dos “projetos” serem verdadeiramente participativos em que os jovens assumem o papel de protagonistas em vez dos técnicos e professores.
+ info:
Maria José Vicente
Departamento de Desenvolvimento e Formação
mj.vicente@eapn.pt
EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza
Tel. 00351 225420806 Fax. 00351 225403250

Comentários