AÇÃO DE FORMAÇÃO, Portalegre



Avaliação de Impacto na Intervenção Social
O que é a avaliação de impacto? O que a difere de outros tipos de avaliação? Qual a sua utilidade ou importância? Como avaliar o nosso contributo para determinada mudança? Há, no léxico atual, um grande enfoque nas questões da eficácia e eficiência dos projetos e intervenções, mas estaremos efetivamente a compreender como e porque acontecem as mudanças e que iniciativas contribuem para a superação dos problemas sobre os quais atuam as organizações? Esta formação oferece uma visão geral sobre as tendências atuais na avaliação e uma aprendizagem focada na experiência de como pode uma organização do 3º Setor desenvolver e implementar um processo de avaliação de impacto simples e útil, que permita responder às questões: que diferença faz o nosso trabalho? Como e porque acontecem as mudanças? Qual o meu contributo para essa mudança??

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1. Conceito, importância e tendências da avaliação
2. Planeamento, monitorização e avaliação – interligação e contributo para o sucesso da intervenção
3. Tipologias de Avaliação
4. Preparação da Avaliação
5. Metodologias de Avaliação de Impacto
6. Teoria da Mudança – Definição, Desenvolvimento e Utilização
7. Mapeamento de Resultado

OBJETIVO GERAL // OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conhecer o que é o impacto e a sua importância e as principais abordagens para avaliar o impacto de um projeto/ intervenção;
- Capacitar para medição de resultados de um projeto/intervenção em termos de mudanças de comportamento, ações ou relacionamentos;
 - Dotar as/os participantes de conhecimentos sobre o que é uma Teoria da Mudança e como são desenvolvidas;
- Conhecer a relação entre planeamento, monitorização e avaliação e capacitar para o uso de ferramentas ou instrumentos de planeamento e avaliação.

 METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Metodologias de Educação Não-Formal facilitadoras da apropriação dos conteúdos e maior experimentação /confrontação com potenciais dificuldades a lidar no futuro. Esta abordagem complementa a dimensão mais expositiva dos conteúdos teóricos, com a implementação de exercícios práticos, facilitando a aprendizagem entre pares e a cooperação/trabalho em equipa.

DIA 09 e 10 de Abril
HORÁRIO 9h30 às12h30 e das 14h00 às 17h00
DURAÇÃO 12h
LOCAL: Serviços Centrais do Politécnico de Portalegre
INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN Portugal: 30€ // Não associados/as: 50€
PÚBLICO-ALVO Profissionais e dirigentes de organizações de intervenção social
ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e Orientação
MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização
FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação presencial
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados/as da EAPN Portugal // Número de ordem de receção da inscrição
CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação
FORMADORA João Mesquita
Fundador e sócio-gerente da Coatl – Consultoria para o Desenvolvimento, é licenciado em Economia e mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG – Universidade de Lisboa), tendo realizado a sua tese final de mestrado sobre “A Cultura da Avaliação no sector da Cooperação para o Desenvolvimento em Portugal”. Trabalha como formador desde 2010 e como consultor desde 2013 em temas como Avaliação de projetos, Planeamento Estratégico, Angariação de Fundos e Gestão das Organizações, privilegiando o uso de metodologias participativas e abordagens pedagógicas não-formais e de educação entre pares. Ao longo do seu percurso profissional trabalhou com organizações como o ACNUR (ONU), Conselho da Europa, Alto Comissariado para as Migrações (ACM, IP), Fundação Calouste Gulbenkian, Fórum Europeu de Juventude (YFJ), EFUS – European Forum for Urban Security, Conselho Nacional de Juventude, Plataforma Portuguesa das ONGD, Médicos do Mundo, APF – Associação para o Planeamento Familiar, EAPN – Rede Europeia Anti Pobreza), entre muitas outras IPSS, ONG, Associações Juvenis, Cooperativas e Municípios. É membro de diversas redes profissionais ligadas à avaliação: Sociedade Europeia de Avaliação, da Bolsa de Avaliadores do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, IP, Bolsa de Avaliadores da Agência Europeia de Execução do programa de Educação, Audiovisual e Cultura (EACEA).
Mais informação: https://pt.linkedin.com/in/joaojosemesquita
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo // A Ficha de Inscrição pode ser fotocopiada

Após confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária, numerário ou cheque (à ordem de EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal, Associação).

As inscrições são limitadas a 25 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 04 de abril para:
EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Portalegre
Rua de Olivença, nº15 – 7300 -149 Portalegre
Telefone: 245202407 / Fax: 245202408 / portalegre@eapn.pt

Comentários