Nos últimos anos tem havido
um interesse crescente na investigação e intervenção em competências sociais,
partindo da premissa que estas são um aspeto relevante no desempenho e
ajustamento social. Os défices nestas competências podem levar a dificuldades
na aceitação social, dificuldades escolares, desajustes na infância, problemas
de saúde mental na adolescência e idade adulta, a um maior risco de
desenvolvimento de comportamentos como a agressividade, a delinquência, os
comportamentos aditivos, tais como o consumo de substâncias… Em contextos de
maior vulnerabilidade entende-se que a promoção de interações sociais
bem-sucedidas poderá contribuir para o bem-estar e saúde mental das pessoas. É
então que surge o treino de competências sociais: através de programas
estruturados e de um conjunto de atividades planificadas que organizam os processos
de aprendizagem e através dos quais se procura-se ampliar/melhorar as
competências sociais que possam ser deficitárias a par do desenvolvimento de
outras competências. Este é o desafio!
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CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1.
Breve
enquadramento teórico do Treino de Competências Sociais (TCPS) – conceitos e
modelos;
2.
Componentes
das competências sociais: comunicação / assertividade e autoafirmação,
relacionamento interpessoal / gestão de conflitos, resolução de problemas,
tomada de decisão…
3.
Avaliação
das competências: alguns instrumentos utilizados;
4.
Desenvolvimento
de um Programa de Competências (critérios, organização, funcionamento,
metodologia);
5.
Exercícios
práticos.
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OBJETIVO GERAL
Promover
e aprofundar conhecimentos bem como dotar de ferramentas para o desenvolvimento
de programas de Treino de Competências Socais
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conhecer os conceitos e os
modelos teóricos;
- Definir as componentes, a
estrutura e a dinâmica de um programa de Treino de Competências Socais;
- Treinar o uso de técnicas e
formas de intervenção do TCS em contextos de vulnerabilidade.
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METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Abordagem
expositiva e interativa com recurso a meios audiovisuais. Irão privilegiar-se
as metodologias ativas e participativas. Avaliação: participação e trabalhos
desenvolvidos em grupo.
DIA
10 e 17 de abril de 2018
HORÁRIO
9h30 às13h e das 14h00 às 17h30
DURAÇÃO
14h
LOCAL
Núcleo
Distrital de Évora da EAPN Portugal
Urbanização Vila Lusitano, Rua frei José Maria, n.º 25, Évora
INSCRIÇÃO
Associados/as da EAPN Portugal: 35€ // Não associados/as: 60€
PÚBLICO-ALVO
Atores da intervenção social, da saúde, da educação e outros interessados
ÁREA DE FORMAÇÃO
090 – Desenvolvimento Pessoal
MODALIDADE DE FORMAÇÃO
Formação contínua de atualização
FORMA DE ORGANIZAÇÃO
Formação presencial
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
Prioridade a associados/as da EAPN Portugal // Número de ordem de receção da
inscrição
CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da
ação e aproveitamento no final da formação
FORMADORA Sofia
Martelo
Licenciatura
em Serviço Social. Formação em Terapia Familiar/Intervenção Sistémica.
Pós-Graduação em Serviço Social e Saúde Mental. Desde 1996, Assistente Social
no Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central (ARSA/DICAD). Experiência
na área da infância e juventude e cuidados de saúde primários. Formadora em
diversas áreas, tais como: prevenção e tratamento das dependências, intervenção
familiar e em rede, gestão de conflitos, reinserção social e comunitária, etc.
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo // A Ficha de Inscrição pode ser
fotocopiada
Após
confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser
efetuado por transferência bancária, numerário ou cheque (à ordem de EAPN –
Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal, Associação).
As inscrições são limitadas a 20 participantes
e devem ser realizadas até ao próximo dia 3 de Abril
para:
Urbanização Vila Lusitano, Rua Frei
José Maria Évora | 7000 - 244 Évora
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