AÇÃO DE FORMAÇÃO, Vila Real



Gestão Financeira para Não Financeiros
Fruto do seu cariz não lucrativo, as organizações sem fins lucrativos (principalmente as do setor social) enfrentam um conjunto de desafios ao nível da captação de recursos, mas igualmente nas funções associadas à sua gestão. Sendo governadas, na maioria dos casos, por pessoas sem formação específica de gestão, enfrentam dificuldades acrescidas para implementar um modelo de gestão financeira profissional e estruturado. E mesmo quando o conseguem, muitas vezes esse conhecimento ou informação fica centralizada numa pequena unidade ou muitas vezes numa só pessoa. É, por isto fundamental, capacitar as pessoas que assumem funções técnicas nas organizações, bem como as suas direções, dos conhecimentos básicos para participarem e compreenderem os fundamentos mais importantes da gestão financeira das suas organizações.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1.     Princípios e dimensões da gestão financeira;
2.     Métodos e técnicas de análise financeira;
3.     Determinação de equilíbrio financeiro;
4.     Exercícios práticos
OBJETIVO GERAL
No final da formação os/as formandos/as deverão compreender os principais conceitos da gestão financeira de uma organização sem fins lucrativos, de forma simples e prática e estar dotados de conhecimentos e ferramentas para terem um papel mais ativo e informado na tomada de decisão, discussão e gestão dos recursos financeiros da organização.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar e conhecer os princípios e dimensões da gestão financeira;
- Conhecer diferentes métodos e técnicas de análise financeira;
- Determinar o equilíbrio financeiro da sua organização;
- Analisar os resultados financeiros da sua organização.
METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Educação não formal e Entre Pares; Ativas, expositivas e interrogativas;
Avaliação: inicial, formativa e sumativa com recurso a metodologias participativas.

DIAS 25 e 26 junho de 2018
HORÁRIO 9h30 - 12h30 | 14h00 - 17h00
DURAÇÃO 12 horas
LOCAL Núcleo Distrital de Vila Real da EAPN PT | Rua Dr. Francisco Sales da Costa Lobo lote 5, -1 r/c esquerdo, 5000-260 Vila Real
INSCRIÇÃO Associados da EAPN Portugal: 30€ // Não associados: 50€
PÚBLICO-ALVO Técnicos/as Superiores, Chefias intermedias, Membros de direção, gestores de qualidade, diretores/as técnicos/as, dirigentes, coordenadores/as de equipas e projetos de entidades públicas e privadas.
ÁREA DE FORMAÇÃO 345 - Gestão e Administração
MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização.
FORMA DE ORGANIZAÇÂO Formação presencial
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados da EAPN Portugal // Número de ordem de receção da inscrição
CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação
FORMADOR João Mesquita  
Fundador e sócio-gerente da Coatl – Consultoria para o Desenvolvimento, é licenciado em Economia e mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG – Universidade de Lisboa).
Trabalha como formador desde 2010 e como consultor para o Terceiro Setor desde 2013 em temas como Avaliação de projetos, Planeamento Estratégico, Angariação de Fundos e Gestão das Organizações, privilegiando o uso de metodologias participativas e abordagens pedagógicas não-formais e de educação entre pares.
Ao longo do seu percurso profissional trabalhou com organizações como o ACNUR (ONU), Conselho da Europa, Alto Comissariado para as Migrações (ACM, IP), Fundação Calouste Gulbenkian, Fórum Europeu de Juventude (YFJ), EFUS – European Forum for Urban Security, Conselho Nacional de Juventude, Plataforma Portuguesa das ONGD, Médicos do Mundo, APF – Associação para o Planeamento Familiar, EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza), entre muitas outras IPSS, ONG, Associações Juvenis, Cooperativas e Municípios.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÔES Ficha de Inscrição em anexo // A Ficha de Inscrição pode ser fotocopiada

Após confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária, numerário ou cheque (à ordem de EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal, Associação).

As inscrições são limitadas a 20 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 19 junho para:
EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Vila Real
Rua Dr. Francisco Sales da Costa Lobo lote 5, -1 r/c esquerdo, 5000-260 VR
T: 259322579 Tlm: 964764081 | Fax: 259322001 | vilareal@eapn.pt

Comentários