AÇÃO DE FORMAÇÃO, Viana do Castelo

Técnicas práticas para gestão eficaz de conflitos nas organizações
 Os conflitos e os desafios nas dinâmicas interpessoais com os vários fluxos comunicacionais nas empresas, são inevitáveis. A   melhor forma de atualmente gerir os conflitos é preveni-los. Na impossibilidade de o fazer, é através da intervenção, com base em metodologias de negociação e gestão de conflitos, que os conflitos podem ser minimizados. A imprevisibilidade, os imprevistos, a pressão, a incapacidade de gerir corretamente os estados emocionais, e algumas lacunas comunicacionais, são apenas alguns dos fatores desestabilizadores e geradores de conflitos. Equipas coesas e harmoniosas são mais produtivas, mais saudáveis e mais felizes. Nesse sentido, o papel do líder, do gestor ou da chefia, surge como alavanca de mudança imediata e fator diferenciador.  

 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

 Módulo I. Identificar estilos pessoais nas situações de conflito
·         Como lida com os conflitos? Conhecer-se a si mesmo – autodiagnóstico do estilo individual de gestão dos conflitos.
·         Conhecer melhor o outro e a forma como ele reage.
·         Selecionar os comportamentos chave e os meios práticos para reforçar uma atitude de base positiva.
·         Ultrapassar os bloqueios pessoais que dificultam a procura de critérios comuns para soluções conjuntas
·         enquadramento da negociação e os interesses mútuos;
·         Controlar o diálogo – a arte de perguntar;
·         Tratar os diferentes tipos de objeções;
·         Sair de uma situação de impasse: desbloquear uma situação e retomar o diálogo em clima de cooperação
·         A inteligência emocional na resolução de conflitos


Módulo II. Liderança focada em soluções
·         Atitude e papel do líder na gestão de conflitos e a importância da escuta ativa

·         A flexibilidade comunicacional, o foco na solução, a empatia, a influência e a assertividade  
·         Técnicas eficazes para comunicar, liderar e trabalhar em equipa
·         Como orientar equipas para resultados

Módulo III. Resolução criativa de problemas em equipa
·         Antecipar e identificar problemas
·         Tomar melhores decisões através do pensamento crítico e das técnicas de resolução de problemas
·         Implementar soluções criativas recorrendo à criatividade e metodologias de resolução de problemas
·         Saber adaptar o estilo comunicacional a diferentes estilos de pensamento em equipa
·         Conseguir reconhecer e eliminar obstáculos à criatividade individual e de equipa, para promoção de um ambiente de trabalho inovador, dinâmico e eficaz na resolução de conflitos 
·         Usar a cooperação e a criatividade como solução prática para ultrapassar problemas e desafios
OBJETIVO GERAL
Proporcionar metodologias que permitam prevenir e solucionar de forma eficaz os desafios atuais das organizações.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·          Partilhar técnicas comunicacionais de gestão de conflitos; técnicas para potencializar a cooperação, criatividade e foco na solução;
·          Identificar conflitos e desafios na sua resolução, garantindo uma comunicação efetiva e capacidade de resolução de situações.


 METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Método expositivo, interrogativo, demonstrativo e interativo com recurso a dinâmicas de grupo.

DIAS 7 e 8 Março 2018
HORÁRIO 9h30 - 12h30 |14h00 - 17h00
DURAÇÃO 12 horas
LOCAL EAPN Viana do Castelo – Rua Salvato Feijó - Torre Active Center, 1º Andar Loja AA Viana do Castelo
INSCRIÇÃO Associados da EAPN Portugal:30.00 € // Não associados: 50.00€
PÚBLICO-ALVO Técnicos de Organizações Sociais (com ou sem fins lucrativos), designadamente Diretores Técnicos e membros da Equipas Técnicas/gestão, responsáveis pela coordenação de serviços, gestores da qualidade, membros de Direções/Gerências
ÁREA DE FORMAÇÃO 090 – Desenvolvimento pessoal
MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização
FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação presencial
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados da EAPN Portugal // Número de ordem de receção da inscrição
CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação com aproveitamento final.

FORMADORA
Núria Mendoza
Psicóloga e Coach, Pós Graduada em Coaching Psicológico, Certificada em Coaching, Programação Neurolinguística, Inteligência Emocional; Inteligência Positiva, Storytteling e Hipnose. Formadora mais de 10 anos na área social e comportamental. A sua Missão: Inspirar Mudanças Positivas em pessoas e organizações.


INSCRIÇÕES
As inscrições são limitadas a 20 formandas/os e devem ser realizadas até 28 Fevereiro 2018!

Após a confirmação da sua inscrição, e da efectiva realização da acção de formação, o pagamento deve ser efectuado, por transferência bancária, até à data limite de 28 Fevereiro 2018.

Para formalizar devidamente a inscrição, a ficha de inscrição (em anexo ao e-mail) deve ser preenchida e devolvida, juntamente com o comprovativo do pagamento e até ao dia 28 Fevereiro 2018 para: vianadocastelo@eapn.pt



 




 

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