Técnicas práticas para gestão eficaz
de conflitos nas organizações
Os conflitos e os desafios nas dinâmicas
interpessoais com os vários fluxos comunicacionais nas empresas, são
inevitáveis. A melhor forma de atualmente gerir os
conflitos é preveni-los. Na impossibilidade de o fazer, é através da
intervenção, com base em metodologias de negociação e gestão de conflitos, que
os conflitos podem ser minimizados. A imprevisibilidade,
os imprevistos, a pressão, a
incapacidade de gerir corretamente os estados emocionais, e algumas lacunas
comunicacionais, são apenas alguns dos fatores
desestabilizadores e geradores
de conflitos. Equipas
coesas e harmoniosas são mais produtivas, mais saudáveis e mais
felizes. Nesse sentido, o papel do líder, do gestor ou da chefia, surge como
alavanca de mudança imediata e fator diferenciador.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Módulo I. Identificar estilos pessoais nas situações de conflito
·
Como lida com os conflitos?
Conhecer-se a si mesmo – autodiagnóstico do estilo individual de gestão dos
conflitos.
·
Conhecer melhor o outro e a forma
como ele reage.
·
Selecionar os
comportamentos chave e os meios práticos para reforçar uma atitude de base
positiva.
·
Ultrapassar os bloqueios
pessoais que dificultam a procura de critérios comuns para soluções conjuntas
·
enquadramento da negociação e os interesses
mútuos;
·
Controlar o diálogo – a arte de perguntar;
·
Tratar os diferentes tipos de objeções;
·
Sair de uma situação de
impasse: desbloquear uma situação e retomar o diálogo em clima de cooperação
·
A inteligência emocional na resolução de
conflitos
Módulo II. Liderança focada em soluções
·
Atitude e papel do líder na
gestão de conflitos e a importância da escuta ativa
·
A flexibilidade comunicacional,
o foco na solução, a empatia, a influência e a assertividade
·
Técnicas eficazes para
comunicar, liderar e trabalhar em equipa
·
Como orientar equipas para
resultados
Módulo III. Resolução criativa de problemas em equipa
·
Antecipar e identificar problemas
·
Tomar melhores decisões
através do pensamento crítico e das técnicas de resolução de problemas
·
Implementar soluções
criativas recorrendo à criatividade e metodologias de resolução de problemas
·
Saber adaptar o estilo
comunicacional a diferentes estilos de pensamento em equipa
·
Conseguir reconhecer e
eliminar obstáculos à criatividade individual e de equipa, para promoção de um
ambiente de trabalho inovador, dinâmico e eficaz na resolução de conflitos
·
Usar a cooperação e a criatividade como solução prática
para ultrapassar problemas e desafios
Proporcionar metodologias que permitam prevenir e
solucionar de forma eficaz os desafios atuais das organizações.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Partilhar
técnicas comunicacionais de gestão de conflitos; técnicas para potencializar a
cooperação, criatividade e foco na solução;
·
Identificar conflitos e desafios na sua resolução, garantindo uma
comunicação efetiva e capacidade de resolução de situações.
METODOLOGIAS
DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Método expositivo, interrogativo, demonstrativo e
interativo com recurso a dinâmicas de grupo.
DIAS 7 e 8
Março 2018
HORÁRIO 9h30 - 12h30 |14h00 - 17h00
DURAÇÃO 12 horas
LOCAL EAPN Viana do Castelo – Rua Salvato Feijó - Torre
Active Center, 1º Andar Loja AA Viana
do Castelo
INSCRIÇÃO Associados da EAPN
Portugal:30.00 € // Não associados: 50.00€
PÚBLICO-ALVO Técnicos de
Organizações Sociais (com ou sem fins lucrativos), designadamente Diretores
Técnicos e membros da Equipas Técnicas/gestão, responsáveis pela coordenação de
serviços, gestores da qualidade, membros de Direções/Gerências
ÁREA DE FORMAÇÃO 090 – Desenvolvimento pessoal
MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização
FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação presencial
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados da EAPN Portugal // Número de ordem de receção da
inscrição
CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença
obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação com aproveitamento
final.
FORMADORA
Núria Mendoza
Psicóloga e Coach, Pós Graduada em Coaching Psicológico, Certificada em Coaching, Programação Neurolinguística,
Inteligência Emocional; Inteligência Positiva, Storytteling e Hipnose. Formadora há mais de 10 anos na área social e comportamental. A sua Missão: Inspirar Mudanças
Positivas em pessoas
e organizações.
INSCRIÇÕES
As inscrições são limitadas a 20 formandas/os e devem ser realizadas até 28
Fevereiro 2018!
Após a confirmação da sua inscrição, e da
efectiva realização da acção de formação, o pagamento deve ser efectuado, por transferência bancária,
até à data limite de 28 Fevereiro 2018.
Para formalizar devidamente a inscrição, a ficha de
inscrição (em anexo ao e-mail) deve ser preenchida e devolvida, juntamente
com o comprovativo do pagamento e até
ao dia 28 Fevereiro 2018 para: vianadocastelo@eapn.pt
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