Numa conjuntura socioeconómica e política em que as organizações sociais
têm sido o alvo das atenções da comunicação social, seja através das redes
sociais, imprensa escrita ou audiovisual, apresentando um quadro de clientes e
familiares/significativos cada vez mais exigentes, uma legislação flutuante,
intervenção dos ministérios tutelares numa postura de fiscalização em
detrimento da pedagogia e parceria, esta formação prática e intuitiva
considera-se fundamental. As chefias intermédias e dirigentes apresentam
dificuldades em acompanhar a legislação para o seu cumprimento, com um
orçamento mais diminuto e aumento das exigências das partes interessadas. O
Sistema de Gestão da Qualidade é hoje uma das maiores e recorrentes ferramentas
para o cumprimento legal numa visão interativa, eficaz e de otimização de
recursos. Esta formação pretende preparar as chefias para a escolha da melhor
norma da qualidade, adequada ao seu contexto organizacional e missão
institucional, dotando de competências para a satisfação simplificada e ágil dos
requisitos normativos e legais.
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CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
- Breve enquadramento: Sistema de
Gestão da Qualidade e gestão Operacional nas Organizações Sociais: novas
exigências da comunidade e organismos tutelares;
- Normas da Qualidade: EQUASS,
ISO 9001:2015 e MGQRS – ISS: Diferenças
e Semelhanças.
- Requisitos Normativos: Análise
dos Critérios/Clausulas/Indicadores de Normas e técnicas para
implementação
- Pensamento
do Risco: A novidade do ISSO 9001:2015 – Como desenhar?
- Enquadramento
Legal: Exigências e Soluções
- Auditorias
da Qualidade nas Organizações: Ciclo, Tipologias e Planeamento das
Auditorias;
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OBJETIVO GERAL // OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Melhorar conhecimentos e destreza na
utilização/manuseamento das 3 normas da qualidade na economia social/III Setor
(EQUASS, NP EN ISO e MGQRS);
-
Identificar as principais não conformidades (menores e maiores)
/irregularidades na gestão operacional das organizações sociais e desenho de
ações corretivas.
-
Dotar destreza na definição de ações corretivas/correção para o cumprimento
legal (auditoria/Visita da ACT, ANPC, ASAE, ISS, etc.);
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METODOLOGIAS
DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Métodos
ativos e de descoberta por forma a promover a participação e o envolvimento dos
formandos em casos práticos. Avaliação contínua dos formandos e realização de
exercícios.
DIA
21 de fevereiro
HORÁRIO
9.30 às13h e das 14h00 às 17h30
DURAÇÃO
7h
LOCAL:
Espaço
em_ contacto, Sta Casa da Misericórdia de Albufeira
INSCRIÇÃO
Associados/as da EAPN Portugal: 20€ // Não associados/as: 30€
PÚBLICO-ALVO
Técnicos/Chefias e dirigentes de Organizações Sociais, com ou sem fins
lucrativos
ÁREA DE FORMAÇÃO
347 - Enquadramento na organização/empresa
MODALIDADE DE FORMAÇÃO
Formação contínua de atualização
FORMA DE ORGANIZAÇÃO
Formação presencial
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
Prioridade a associados/as da EAPN Portugal // Número de ordem de receção da
inscrição
CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da
ação e aproveitamento no final da formação
FORMADORA Sílvia
Machado
Licenciada
em Sociologia, com Especialização em Gestão de IPSS; Especialização em
Engenharia da Qualidade. No momento exerce o cargo de diretora
geral/responsável dos recursos humanos, gestora da qualidade, direção técnica
da creche na Santa Casa da Misericórdia de Mortágua. Desde 2010 tem
experiência na docência no Ensino Superior em diversas unidades
curriculares na Licenciatura em Serviço Social, tendo orientado centenas
de alunos em estágio curricular nas organizações sociais. Coordenadora e
fundadora da Pós-Graduação em Gestão da Qualidade no III Setor na Escola
Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Pólo do Instituto Politécnico de
Viseu. Membro do projeto transfronteiriço Coopera+, promovido pela Universidade
Católica de Braga. Docente convidada do Instituto Miguel Torga na Pós-Graduação
"Gestão Global e Prática de Organizações Sociais", assim como na
Pós-Graduação "Psicomotricidade em Geriatria e Saúde Mental"
promovida pela Associação Nacional de Psicomotricidade em parceria com a Replicar Socialform. Integrou diversos
projetos de âmbito nacional como o PRIO, Q3, Projeto Arquimedes, em várias
edições. Oradora em seminários/congressos acerca da gestão das organizações
sociais e sistemas de gestão da qualidade. Formadora e consultora
em Sistemas de Gestão da Qualidade nas Organizações Sociais em projetos a nível
nacional e consultora na área da Gestão da Qualidade (com mais de 25h) em
mais de 160 organizações sociais.
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo // A Ficha de Inscrição pode ser
fotocopiada
Após
confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser
efetuado por transferência bancária, numerário ou cheque (à ordem de EAPN –
Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal, Associação).
Rua D. Jerónimo Osório, nº 5 , 2º
Dto
Apoio:
Telem 914214522 e-mail: n.faro@eapn.pt
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