ACONTECEU NO NÚCLEO DISTRITAL DE VILA REAL


"No passado dia 20 de Novembro, o Núcleo Distrital de Vila Real da EAPN Portugal / Rede Europeia Anti Pobreza promoveu dois workshops descentralizados sobre o tema “Prestação de Cuidados para o Bem-Estar da Pessoa com demência” direcionados para colaboradores com qualificações até ao 12º ano das organizações do Terceiro Setor.
Abrangendo um total de 54 participantes, estes workshops foram desenvolvidos com o forte apoio das entidades associadas e interlocutoras para esta atividade. No concelho de Ribeira de Pena tivemos o apoio da Santa Casa da Misericordia de Ribeira de Pena e no concelho de Sabrosa contamos com o apoio da Fundação Patronato de Santo António.
Dinamizados por Patricia Paquete (Terapeuta Ocupacional, Avaliadora em DCM (Dementia Care Mapping) pela Universidade de Bradford no Reino Unido e sócia gerente da Humanamente Lda), pretendemos com estes workshops informar, sensibilizar e promover práticas adequadas às necessidades das pessoas com demência a partir da melhoria nos processos e práticas prestados pelos/as colaboradores/as destas instituições. Ficou clara a mensagem que devemos centrar a nossa abordagem não nas tarefas, mas sim nas pessoas sendo que cada pessoa com demência tem a sua necessidade específica e é um ser humano com características únicas. Neste sentido e muito embora as tarefas devam ter em conta um conjunto de regras e diretrizes, é sempre possível fazer a diferença e adaptar às necessidades do cliente.
Um agradecimento especial a todos/as os que contribuíram para o sucesso destes workshops.  

Catarina Oliveira 

+ info:

Catarina Oliveira
EAPN Portugal/Rede Europeia Anti – Pobreza
Técnica do Núcleo Distrital de Vila Real
Rua Dr. Francisco Sales da Costa Lobo, lote 5, -1 rc/esquerdo 3 B
5000-260 Vila Real
T: +00351 259322579 F: +00351 259322001


Comentários