WORKSHOP em Évora Prestação de Cuidados à Pessoa com Demência – os Dilemas Éticos

WORKSHOP em Évora
Prestação de Cuidados à Pessoa com Demência 
– os Dilemas Éticos

Os desafios que se colocam aos profissionais que prestam cuidados a Pessoas com Demência em contexto institucional, nos cuidados de saúde primários e hospitalares são cada vez mais relevantes e exigem conhecimentos e competências específicas. Contudo, as boas práticas neste domínio não estão suficientemente disseminadas, e a qualificação dos recursos humanos que trabalham naqueles contextos é fundamental para garantir uma prestação de cuidados de qualidade às Pessoas com Demência. Neste Workshop pretende-se sensibilizar os profissionais para a intervenção nestas situações bem como contribuir para o seu bem-estar e sentimento de realização profissional.
Objetivo
Ajudar os cuidadores profissionais a prestar cuidados de acordo  com um enquadramento ético e melhorar o seu bem-estar capacitando-os para lidar mais eficazmente com situações desafiantes do ponto de vista ético.

Programa
- Definição de dilema ético
- Princípios éticos e abordagens teóricas
- Reflexão sobre situações desafiantes do ponto de vista ético e identificação dos passos a dar para tomar uma decisão ética
- Resolução de casos práticos que envolvam dilemas éticos e aplicação dos conhecimentos éticos

Dinamizadora
Catarina Alvarez | Licenciada em Psicologia, concluiu o mestrado em Neuropsicologia Aplicada ao Idoso na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa (UCP). Desde Outubro de 2012 coordena o projeto Cuidar Melhor, promovido pela Associação Alzheimer Portugal, cuja missão consiste em contribuir para a inclusão e promoção dos direitos das Pessoas com Demência e para a valorização e apoio dos familiares e profissionais que lhes prestam cuidados (www.cuidarmelhor.org) e um dos eixos de intervenção consiste na criação de Cafés Memória (www.cafememoria.pt). No exercício destas funções, tem participado, na qualidade de palestrante e formadora, em diversos simpósios, conferências e outros eventos de formação e sensibilização sobre o tema das Demências e faz parte da Bolsa de Formadores da Alzheimer Portugal. Atualmente, também presta serviços de Psicologia numa estrutura residencial para pessoas idosas, em Lisboa.


WORKSHOP
Núcleo Distrital de Évora da EAPN Portugal | Data 12 de outubro de 2017 | Duração
4h | Horário 9:00h – 13:00h

Condições de Participação
Inscrições: envio da ficha de inscrição preenchida para o email evora@eapn.pt
É dada prioridade de participação aos Associados da EAPN Portugal. As inscrições são sempre limitadas a 25 pessoas.

Preço: Associados EAPN Portugal _ 10€ / Não Associados _ 18€

Pagamento: O pagamento deverá ser efetuado por cheque, dinheiro e/ou transferência bancária, junto do Secretariado, no dia do Workshop, onde será passado o respetivo recibo.

Certificado: A cada participante é entregue um Certificado de Participação se completar a totalidade de duração do respetivo Workshop.

Inscrições até 2 outubro para os contactos da EAPN Portugal/Núcleo Distrital de Évora 

+ info:
Maria José Guerreiro
Técnica do Núcleo Distrital de Évora
EAPN Portugal /Rede Europeia Anti-Pobreza
Urbanização Vila Lusitano, Rua Frei José Maria Évora, n.º 25
7000-244 Évora

Tel.: +00351 266731141 

Comentários