WORKSHOP, em Évora Prestação de Cuidados à Pessoa com Demência – os Dilemas Éticos


 WORKSHOP, em Évora
Prestação de Cuidados à Pessoa com Demência 
– os Dilemas Éticos

Os desafios que se colocam aos profissionais que prestam cuidados a Pessoas com Demência em contexto institucional, nos cuidados de saúde primários e hospitalares são cada vez mais relevantes e exigem conhecimentos e competências específicas. Contudo, as boas práticas neste domínio não estão suficientemente disseminadas, e a qualificação dos recursos humanos que trabalham naqueles contextos é fundamental para garantir uma prestação de cuidados de qualidade às Pessoas com Demência. Neste Workshop pretende-se sensibilizar os profissionais para a intervenção nestas situações bem como contribuir para o seu bem-estar e sentimento de realização profissional.  
Objetivo
Ajudar os cuidadores profissionais a prestar cuidados de acordo  com um enquadramento ético e melhorar o seu bem-estar capacitando-os para lidar mais eficazmente com situações desafiantes do ponto de vista ético.  

Programa
- Definição de dilema ético
- Princípios éticos e abordagens teóricas
- Reflexão sobre situações desafiantes do ponto de vista ético e identificação dos passos a dar para tomar uma decisão ética
- Resolução de casos práticos que envolvam dilemas éticos e aplicação dos conhecimentos éticos

Dinamizadora
Catarina Alvarez | Licenciada em Psicologia, concluiu o mestrado em Neuropsicologia Aplicada ao Idoso na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa (UCP). Desde Outubro de 2012 coordena o projeto Cuidar Melhor, promovido pela Associação Alzheimer Portugal, cuja missão consiste em contribuir para a inclusão e promoção dos direitos das Pessoas com Demência e para a valorização e apoio dos familiares e profissionais que lhes prestam cuidados (www.cuidarmelhor.org) e um dos eixos de intervenção consiste na criação de Cafés Memória (www.cafememoria.pt). No exercício destas funções, tem participado, na qualidade de palestrante e formadora, em diversos simpósios, conferências e outros eventos de formação e sensibilização sobre o tema das Demências e faz parte da Bolsa de Formadores da Alzheimer Portugal. Atualmente, também presta serviços de Psicologia numa estrutura residencial para pessoas idosas, em Lisboa.

WORKSHOP
Local | Núcleo Distrital de Évora da EAPN Portugal | 12 de outubro de 2017 | Duração 
4h | Horário 9:00h – 13:00h

Condições de Participação
Inscrições: envio da ficha de inscrição preenchida para o email evora@eapn.pt 
É dada prioridade de participação aos Associados da EAPN Portugal. As inscrições são sempre limitadas a 25 pessoas.

Preço: Associados EAPN Portugal _ 10€ / Não Associados _ 18€ 

Pagamento: O pagamento deverá ser efetuado por cheque, dinheiro e/ou transferência bancária, junto do Secretariado, no dia do Workshop, onde será passado o respetivo recibo. 

Certificado: A cada participante é entregue um Certificado de Participação se completar a totalidade de duração do respetivo Workshop. 

Inscrições até 2 outubro para os contactos da EAPN Portugal/Núcleo Distrital de Évora 

+ info.
Maria José Guerreiro
Técnica do Núcleo Distrital de Évora
EAPN Portugal /Rede Europeia Anti-Pobreza
Urbanização Vila Lusitano, Rua Frei José Maria Évora, n.º 25
7000-244 Évora

Tel.: +00351 266731141 

Comentários