Aconteceu no Núcleo Distrital de Castelo Branco


"O Fórum “Novos Seniores, novas respostas e experiências inovadoras”, com o objectivo de partilhar práticas inovadoras, como respostas sociais à comunidade idosa, teve Lugar em Castelo Branco. Estiveram presentes as instituições associadas do Núcleo Distrital de Catelo Branco.
Deu-se início com o representante do Conselho Geral da EAPN, Frederico Reis a anunciar os novos elementos do conselho geral da EAPN Portugal, fazendo também referência às alterações do regulamento interno. De forma a introduzir o tema a Professora Maria João Guardado, referiu que há cada vez mais respostas inovadoras que colmatam as fragilidades que esta parte da população pode apresentar. Referindo que essas respostas têm que potencializar a participação social também necessária aos idosos. Terminando com a célebre frase “As instituições têm que repensar nas mudanças”.
De modo a dar um exemplo de respostas inovadoras a coordenadora da Santa Casa da Misericórdia da Golegã, Fernanda Oliveira expôs o seu projeto intitulado “Aldeamento sénior”. Este que se apresenta com diversas valências, entre elas, “Casa Mãe” (ERPI),”Centro autónomo” (Centro de dia), Centro de férias, Apoio domiciliário e 24 casas residenciais que por si só são valorizantes da autonomia dos utentes, tendo como principais pilares a segurança, apoios especializados e independência. Elencou durante toda a sua apresentação que o espaço é fundamental para o bem-estar do idoso. A Santa Casa apresenta outros projetos como hortas biológicas, artesanato “Maria Avó” e “Cuidar com o coração”.
De forma a concluir, a Associação de Solidariedade Social da Gafanha do Carmo, situada no município de Ílhavo, apresentou de forma dinâmica os seus vastos projetos com os principais objectivos de manter/melhorar a qualidade de vida, promover a autonomia e a autoestima, o bem-estar físico, psicológico e social, a desmistificação do envelhecimento, da institucionalização e da morte, bem como a participação ativa na sociedade e o combate à infoexclusão, apostando fortemente nos serviços de acção social dirigidos à população idosa. O Centro apostou nos benefícios que o relacionamento com os animais podem trazer ao ser humano, favorecendo a sua qualidade de vida e, eventualmente, a sua longevidade, tendo neste momento 2 animais de estimação (cães). A base de funcionamento da instituição rege-se por trabalhar principalmente o amor e os sentimentos, criando assim uma família unida e feliz.

Em suma, este fórum inspirou as várias instituições participantes sobre novas respostas inovadoras, que permitirão que estas inovem o seu funcionamento e não fiquem estagnadas no tempo. Paula Montez

+ info:
Paula Montez
EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti - Pobreza
Técnica do Núcleo Distrital de Castelo Branco
Biblioteca Municipal de Castelo Branco  - 2º Andar
Campo Mártires da Patria (antigo Quartel da Devesa)
600 - 000 Castelo Branco
Tel.272 328 333 Fax.272 328 334 télem.93 687 3909

Comentários