ACONTECEU NO NÚCLEO DISTRITAL DE BRAGA



Seminário “Responsabilidade Social e Desenvolvimento Comunitário”

Realizado, ontem, em Braga, aproxima as empresas à comunidade

“ Decorreu, ontem em Braga, o seminário “Responsabilidade Social e Desenvolvimento Comunitário”, uma iniciativa da EAPN Portugal em parceria com o GRACE, o Município de Braga e o CLDS Make Braga.

Com a presença de colaboradores de entidades da Economia Social, de Associações Comerciais e Empresariais e de empresas, o encontro visou incentivar as organizações a integrarem cada vez mais os valores de ética e de responsabilidade social, com o propósito de um futuro mais sustentável.

Após a sessão de abertura, que contou com a presença do presidente da EAPN Portugal, o pe. Jardim Moreira, do vice-presidente do Município de Braga, Firmino Marques e da vice-presidente da Cáritas Arquidiocesana de Braga, Eva Ferreira, seguiram-se as apresentações dos dois painéis de convidados, respetivamente sobre responsabilidade e inovação social, e boas práticas de responsabilidade social.

No I painel, Rui Pedroto, membro da direção do GRACE em representação da Fundação Manuel António da Mota, apresentou o trabalho de cidadania empresarial desenvolvido pelo GRACE, assente em cinco linhas de orientação estratégica: aproximação das empresas à comunidade, desenvolvimento sustentável, voluntariado corporativo, alinhamento com ODS, e partilha de boas práticas entre empresas. Por sua vez, o presidente da Iniciativa Portugal Inovação Social, Filipe Almeida, falou sobre a responsabilidade corporativa e a sustentabilidade das organizações da Economia Social, nomeadamente dos fatores internos e externos, fazendo uma ligação aos objetivos e às medidas inscritas no Portugal Inovação Social, que apoia Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES). Carlos Santos, coordenador do Programa de Juventude do GNRation e de Projetos Internacionais da Fundação Bracara Augusta, alertou para a importância do diagnóstico, do trabalho em rede e da criatividade no desenho de respostas (inovadoras) aos problemas sociais, com a participação dos jovens, apresentando um conjunto de iniciativas e projetos desenvolvidos em Braga, nomeadamente o Projeto "Human Power HUB", um novo centro de inovação social, no âmbito do URBACT III Boosting Social Innovation.


No II Painel, foram partilhados conhecimentos e experiências bem-sucedidas de desenvolvimento social e comunitário, assentes em formas de investimento social. Para tal, foram apresentados o projeto “ASA Social Angels Ave” por Marta Coutada da Sol do Ave, que consiste na criação/dinamização de uma comunidade empreendedora na região do Ave com a participação de múltiplos agentes, inclusive do setor empresarial, na construção de projetos facilitadores da empregabilidade jovem; o “Click”, por Liliana Pinto, um projeto da EAPN Portugal em parceria com o IEFP, que trabalha as áreas da empregabilidade de públicos vulneráveis e da responsabilidade social das empresas, através da capacitação destes públicos em áreas específicas e da mediação entre a oferta e procura de emprego; e da empresa GoGal, uma agência de viagens criada por Vanda Ribeiro, com oferta turística para pessoas com mobilidade reduzida e desenvolvida com outros agentes locais/da comunidade, das mais diversas áreas, nomeadamente do setor social, contribuindo assim para a sustentabilidade, economia e desenvolvimento local. Isabel Amorim


+ info:
Isabel Amorim
Técnica do Núcleo Distrital de Braga
EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza
Rua Ana Teixeira da Silva, n.º 34, 1º Esq.
4700-251 Braga
Tel. + 00351 253 331 001 Fax: + 00351 253 331 002

Comentários