ACONTECEU NO NÚCLEO DISTRITAL DE CASTELO BRANCO



" Decorreu ontem, no auditório da Biblioteca Municipal de Castelo Branco, as “Jornadas com os Cidadãos” organizado pelo Núcleo Local de Inserção do ISSS.IP, do qual o Núcleo distrital de Castelo Branco da EAPN Portugal faz parte, em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, Segurança Social, Ministério da Educação, Câmara Municipal de Castelo Branco, Ministério da Saúde, Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de S. Tiago de Castelo Branco e a Rede Local de Inserção Social de Castelo Branco.
Estas Jornadas foram dirigidas aos beneficiários de RSI e ao Conselho Local de Cidadãos do distrito de Castelo Branco com o intuito de promover o diálogo e a reflexão sobre as medidas existentes a nível nacional e local com a participação de representantes das áreas da educação, emprego, habitação social, ação social  e saúde particularmente, com os cidadãos que vivenciam situações de desfavorecimento social.
Na sessão de abertura estiveram presentes Paula Montez, técnica do núcleo distrital de Castelo Branco da EAPN Portugal, Helena Nunes, membro representante do Conselho Local de Cidadãos de Castelo Branco e Isabel Ribeiro, Assistente Social da Câmara Municipal de Castelo Branco.
No painel I e II com a temática central: domínios estratégicos de intervenção, foram abordados os temas Ação Social pelas Assistentes Sociais Ana Mafalda Ribeiro da Segurança Social e Mariana Ramos da Rede Local de Intervenção Social; Habitação Social pela Assistente Social da Câmara Municipal de Castelo Branco, Fátima Santos; Educação pela Professora  Carla Ponte Representante do Ministério da Educação na CPCJ; Emprego pela Assistente Social do IEFP Ana Gonçalves e Saúde pela Enfermeira Odete Vicente Chefe na Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco/ Centro de Saúde de S. Tiago.
No final gerou-se um momento de debate  de questões elaboradas pelo CLC a todas as áreas , envolvendo os restantes numa participação ativa e em troca de ideias entre as Técnicas e os beneficiários do Rendimento Social de Inserção e o CLC. Tivemos a presença de 31 beneficiários do RSI , 6 elementos do CLC e oito técnicos de intervenção social nas àreas da ação social, emprego,educação e sáude pertencentes ao Núcleo Local de Inserção de Castelo Branco, do ISS. IP. "
Paula Montez


 + info:
Paula Montez
EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti - Pobreza
Técnica do Núcleo Distrital de Castelo Branco
Biblioteca Municipal de Castelo Branco  - 2º Andar
Campo Mártires da Patria (antigo Quartel da Devesa)
600 - 000 Castelo Branco
Tel.272 328 333 Fax.272 328 334

Comentários