Estratégias de Combate ao Isolamento e à Violência Contra a Pessoa Idosa



As situações de isolamento – voluntário ou não voluntário – em que residem algumas pessoas idosas, continuam a ser uma constante, nomeadamente, na Região do Alentejo, onde o povoamento é muito disperso e com frequência as próprias condições geográficas e de acessibilidade não favorecem a mobilidade espacial dos idosos.
Observam-se também situações de violência – física, psicológica ou outra – contra a pessoa idosa, a qual se encontra quase sempre em situação de grande vulnerabilidade. À luz destas preocupações, o Núcleo de Évora da EAPN Portugal promoverá o Encontro “Estratégias de Combate ao Isolamento e à Violência Contra a Pessoa Idosa” através do qual procuraremos aprofundar o conhecimento sobre as várias dimensões deste fenómeno bem como promover o diálogo e a troca de ideias relativas a estas problemáticas e a identificação e conhecimento ou (re)conhecimento de algumas práticas que têm vindo a ser desenvolvidas ao longo dos últimos anos.
Paralelamente realizaremos um debate com a intervenção de pessoas/entidades com papéis-chave nesta problemática, com extensão à intervenção do público, o qual poderá conduzir ao levantamento de contributos / recomendações relativas à intervenção nesta problemática.

OBJETIVOS

1)     Aprofundar o conhecimento relativo às problemáticas do isolamento e da violência dirigida contra a pessoa idosa;
2)     Conhecer práticas de intervenção relativas às situações de isolamento e de violência contra os idosos;
3)     Fomentar o debate e a partilha de experiências entre diferentes atores da intervenção social a nível privado e público. 

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES

Associados da EAPN Portugal: 7,50€                                
Não Associados da EAPN Portugal: 10€

Após confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária, numerário ou cheque (à ordem de EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal, Associação).

Enviar a Ficha de Inscrição até ao dia 22 de maio para:
EAPN Portugal/Núcleo Distrital da Évora
Urbanização Vila Lusitano, Rua Frei José Maria, n.º 25 | 7000-244 Évora
telefone: 266731141 | fax: 266747955 | evora@eapn.pt

Comentários