"O Serviço Social e as Ciências Sociais", em Vila Real


O Estudo O impacto social e institucional da crise económica e financeira nas organizações do terceiro setor produzido pela EAPN Portugal, será apresentado  nas Conferências de Charneira 2017 "O Serviço Social e as Ciências Sociais" organizadas pelo Curso de Serviço Social da UTAD, Vila Real.

O evento tem lugar no auditório B0.01 no campus da UTAD,  dia 4 de maio, às 14.30, e terá como convidada a socióloga Paula Cruz, da EAPN Portugal.

Breve nota sobre o Estudo O impacto social e institucional da crise económica e financeira nas organizações do terceiro setor
AddThis Sharing Buttons
Share to FacebookShare to TwitterShare to LinkedInShare to E-mail
O presente estudo procurou perceber, por um lado, quais as perceções das entidades sobre o próprio Terceiro Sector em que se inserem, sobre os seus papéis e importância, embora nunca estivesse em causa o reconhecimento do papel relevante que o sector tem na área social, nomeadamente, no campo da luta contra a pobreza e a exclusão social. Por outro lado, o impacto da crise nas entidades e na forma como estas intervêm na realidade social e como se posicionam relativamente ao Estado – principal financiador – e mesmo relativamente às outras entidades, constituíram também uma das preocupações (e razões) para se desenvolver o estudo. Esta análise não ficaria, no entanto, completa se não se procurasse perceber também como é que as entidades do Terceiro Sector procuraram superar as dificuldades e como veem agora o seu futuro e as prioridades que querem assumir no mesmo.
Estas dimensões foram analisadas através da aplicação de um inquérito por questionário, mas também por um conjunto de entrevistas realizadas a entidades que, ora representam o sector e assumem um papel no processo de negociação com o Estado, ora se destacam no apoio que dão ao sector e mesmo na ampla intervenção que têm na luta contra a pobreza e a exclusão social.

Convidamos assim todos/as os interessados/as a participar nestas conferências. Agradecemos ainda a divulgação deste evento.

+ info:
Catarina Oliveira
EAPN Portugal/Rede Europeia Anti – Pobreza
Técnica do Núcleo Distrital de Vila Real
Rua Dr. Francisco Sales da Costa Lobo, lote 5, -1 rc/esquerdo 3 B
5000-260 Vila Real
T: +00351 259322579 F: +00351 259322001

Comentários