O sucesso do trabalho do educador, do professor e dos vários
técnicos que intervêm com a criança e/ou família, depende da compreensão
desta no seu contexto familiar e de uma comunicação eficaz e positiva com os
encarregados de educação.
Os pais são um modelo
preponderante junto dos filhos. Pais autoconfiantes transmitirão essa
competência aos seus educandos. Assim, quando a relação entre os técnicos que
intervêm junto da família e os pais é positiva e baseada na confiança, esse
facto tem impacto junto dos encarregados de educação (sentimento de
competência e eficácia) e consequentemente no desenvolvimento da criança.
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CONTEÚDOS
PROGRAMÁTICOS
1.
O coaching parental: princípios
2.
O coaching parental e a autoconfiança
3.
O coaching parental e a comunicação positiva
4.
O coaching parental e os valores
5.
O coaching parental e o trabalho do técnico (educador, professor,
psicólogo, técnico de serviço social, mediador...)
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OBJETIVO
GERAL
No
final da ação os formandos deverão ser capazes de identificar os princípios do
coaching parental e aplicar os princípios do coaching parental ao seu trabalho
com famílias, em diferentes contextos.
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Estabelecer uma
comunicação positiva com as famílias
- Promover a autoconfiança
dos pais e das mães
- Identificar e
respeitar valores das famílias
- Apoiar as famílias a
encontrarem as suas soluções para os problemas identificados
- Através da sua ação
junto das famílias, modelar as competências que pretendem promover/desenvolver
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METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E
AVALIAÇÃO
Trata-se
de uma formação de 14 horas que, apesar dos necessários momentos de exposição,
assenta numa metodologia teórico-prática para que as descobertas se realizem
entre a exposição do formador e a experiência dos exercícios propostos. Além do
conhecimento teórico-prático do conceito de coaching parental e de algumas
técnicas a ele subjacente, pretende-se que os formandos definam novas
estratégias de interação com os pais/famílias.
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DIAS 9 e 10 de maio
de 2017
HORÁRIO 09h30 às13h00 e das 14h00 às 17h30
DURAÇÃO 14h
LOCAL Sala 66 da Escola Superior de Tecnologia e Gestão –
Instituto Politécnico da Guarda
INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN Portugal: 35€ // Não associados/as: 55€
PÚBLICO-ALVO Técnicos
e dirigentes de organizações de intervenção social e organismos públicos
ÁREA DE FORMAÇÃO
090
– Desenvolvimento Pessoal
MODALIDADE DE FORMAÇÃO
Formação contínua de atualização
FORMA DE ORGANIZAÇÃO
Formação presencial
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
Prioridade a associados/as da EAPN Portugal // Número de ordem de receção
da inscrição
CERTIFICADO DE
FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo
menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação
FORMADORAS Ângela Coelho e Sandra Belo
Psicólogas
e coaches, especialistas em coaching parental.
Autoras
do primeiro livro de coaching parental português – “Family Coaching – 36
desafios para pais extraordinários”, baseado na experiência de trabalho com
pais e mães em diferentes contextos. A Family Coaching é a primeira empresa de
coaching parental portuguesa. Foi criada em 2008, quando Ângela Coelho e Sandra
Belo experimentam uma vontade conjunta de terem um projeto próprio destinado a
famílias. Após a formação, em Londres, com Lorraine Thomas, iniciam o seu trabalho
na área do Coaching Parental. http://www.familycoaching.pt/
INFORMAÇÕES E
INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo // A
Ficha de Inscrição pode ser fotocopiada
Após
confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá
ser efetuado por transferência bancária, numerário ou cheque (à ordem de EAPN –
Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal, Associação).
As inscrições são limitadas a 25
participantes e devem ser realizadas até ao dia 5 de maio
para:
Largo Paço do Biu, N.º 19 | 6300-592
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