AÇÃO DE FORMAÇÃO, Viana do Castelo


Envelhecimento Ativo: desafios e estratégias para as instituições   

Refletir nos desafios do envelhecimento e na noção de envelhecimento ativo é fundamental nos dias de hoje. O número de pessoas idosas está a aumentar consideravelmente e as projeções falam-nos no aumento da população nos próximos anos e no envelhecimento da mesma. Nunca a noção de envelhecimento ativo, tal como foi definida pela Organização Mundial de Saúde foi tão importante: Processo de otimização das oportunidades para a saúde, participação e segurança no sentido de reforçar a qualidade de vida à medida que as pessoas forem envelhecendo. São necessárias medidas políticas para lidar com esta situação, mas todos nós também temos um papel a desempenhar no processo de promoção do envelhecimento ativo, não só como cidadãos, mas também como pessoas que querem envelhecer com qualidade, numa sociedade que esteja aberta, de forma igualitária, a todas as idades.

OBJETIVO GERAL
Promover a partilha de conhecimentos e experiências de práticas e orientações que visem a promoção de um envelhecimento ativo de qualidade.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Aprofundar conhecimentos sobre a noção do envelhecimento ativo e os desafios do envelhecimento na atualidade.
·         Debater os mitos ainda existentes sobre o envelhecimento e sensibilizar para as potencialidades das pessoas idosas.
·         Refletir em torno de algumas estratégias passíveis de serem colocadas em prática nas Organizações/serviços que trabalham com pessoas idosas.


DIA 21 Abril 2017                                                      
HORÁRIO 14.00h.:16.30h.
LOCAL Auditório Municipal de Ponte de Lima
INSCRIÇÃO Gratuita mas obrigatória para o seguinte contacto: servicosocial@cm-pontedelima.pt
PÚBLICO-ALVO Técnicos/as de intervenção social; comunidade em geral
DINAMIZADORA Paula Cruz: Socióloga e Técnica do Departamento de Investigação e Projetos da EAPN Portugal.