Plano de Formação EAPN Portugal 2017


“Investir em conhecimento rende sempre melhores juros.”
Benjamim Franklin


Plano de Formação EAPN Portugal 2017



Para a construção de uma sociedade mais participada e democrática, na qual a sociedade civil reivindique um papel ativo na definição das grandes linhas de atuação no domínio social, é necessário investir na capacitação dos seus agentes. O reforço da qualificação dos agentes e atores que intervêm na luta contra a pobreza e a exclusão social é por isso um dos grandes objetivos estratégicos da intervenção da EAPN Portugal, no âmbito específico do eixo da formação. Procuramos, mediante esta estratégia, promover o reforço da sociedade civil na luta contra a pobreza e exclusão social, isto é, promover a eficácia das suas ações e reforçar as suas capacidades de ação e iniciativa.
Reconhecemos, todavia, que a evolução dos fenómenos de pobreza e exclusão social e o tipo de intervenções nestes domínios carecem de constante atualização formativa por parte dos técnicos e profissionais das ONG. Por conseguinte, a EAPN Portugal tem assumido um papel de apoio e reforço das competências das organizações, providenciando um conjunto de informações e conteúdos que, simultaneamente, promovem o intercâmbio de experiências sobre determinadas temáticas.
A atividade formativa da EAPN Portugal constitui uma componente essencial da sua atividade global. Indicativo disso é o volume global de formação: em 2016, foram organizadas 111 intervenções formativas, num total de 1328 horas de formação nas quais participaram 1973 formandos.
Reconhecida publicamente pela DGERT como entidade formadora certificada, a EAPN PT continuará em 2017 a proporcionar uma oferta formativa de qualidade e especificamente direcionada às necessidades dos ativos qualificados, nomeadamente, quadros técnicos, dirigentes e voluntários de organizações não-governamentais de solidariedade social.
Conheça aqui o nosso Plano de Formação para 2017