Coaching na Gestão Positiva de Equipas – Desenvolvimento de competências de gestão de pessoas e de equipas.
O Coaching tem vindo a constituir-se como uma poderosa ferramenta de desenvolvimento de pessoas, equipas e organizações. O sucesso do Coaching reside muito na linguagem positiva que utiliza que o tornam capaz de mobilizar o melhor das pessoas, equipas e organizações. Uma parte substancial do sucesso do Coaching também se deve ao facto de ser uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional não diretiva, que assenta na escuta ativa e na utilização rigorosa e fina de perguntas adequadas. Perguntas que mobilizam para a ação e para o compromisso.
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CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
· E.g., Sentimentos de impotência, Défice de desempenho, mudança de função, conflitos,
· Sinais de alerta e disfuncionalidade.
Etapas do processo de Coaching
· Plano de acção
· Dar feedback
· Celebrar os sucessos
· Aprender com as dificuldades
· Desligamento
Coaching e desenvolvimento da inteligência emocional
Comunicação em Coaching
· A linguagem do Coaching
· Dar feedback
· O dialogo criativo
· Comunicação hipnótica
· O poder das imagens
Um modelo de Coaching
· TGROW – trabalho com as perguntas adequadas a cada etapa
Coaching organizacional
· Organizações que aprendem
· Coaching como modelo de gestão da mudança
Coaching de Equipas
· Como estruturar uma equipa, mecanismos de organização e coordenação
· Funções de coaching nos processos de equipa
· Comunicação na equipa: o Modelo PAPI.
Coaching na organização – Fases do processo de intervenção
· Definição de objetivos e prioridades
· Desenho do programa
· Desenvolvimento de lideres
· Avaliação e redesenho.
OBJETIVO GERAL // OBJETIVOS ESPECÍFICOS
No final desta formação o formando estará capacitado para aplicar o coaching como um processo indispensável à superação pessoal e profissional e à intervenção organizacional, levando-o a obter o máximo de rendimento no seu trabalho e maior capacidade de Liderança junto de equipas de trabalho.
Assim, pretende-se que os participantes:
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METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
- Metodologia ativa e prática, com simulações que recriam os ambientes da gestão de equipas.
- Cada participante definirá ao longo do curso um plano de ação das mudanças a pôr em prática, adequado ao seu perfil de líder, e facilitador do progresso do desempenho da sua equipa.
- Partilha de boas práticas para promover a melhoria das competências esperadas na função.
DIAS: 7 e 14 de Março de 2017
HORÁRIO 09h30 às13h00 e das 14h00 às 17h30
DURAÇÃO 14 horas
LOCAL Auditório da Sede da EAPN Portugal: Rua Costa Cabral, 2368, Porto.
INSCRIÇÃO Associados da EAPN Portugal: 35€ // Não associados: 55€
PÚBLICO-ALVO Profissionais que pretendem adquirir mais conhecimentos e desenvolver novas competências práticas ao nível da comunicação / coordenação / gestão de equipas/ liderança.
ÁREA DE FORMAÇÃO 090 – Desenvolvimento Pessoal
MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização
FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação presencial
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados da EAPN Portugal // Número de ordem de receção da inscrição
CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação.
FORMADOR: ARTUR DELGADO
Certificado em Coaching e PNL, Artur Delgado é licenciado em Filosofia, mestre e doutor em Psicologia Social e Organizacional pelo ISCTE-IUL. Tem trabalhado como docente do ensino superior nas áreas da gestão estratégica de pessoas e como consultor e formador nas áreas da GRH, comunicação e Qualidade.
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES - Ficha de Inscrição em anexo / A Ficha de Inscrição pode ser fotocopiada
Após confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária, numerário ou cheque (à ordem de EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal, Associação).
As inscrições são limitadas a 25 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 01 de março para:
EAPN Portugal/Núcleo Distrital do Porto
Telefone: 22 2086061 | porto@eapn.pt