Workshop Formativo, Setúbal



Workshop Formativo
PARTICIPAÇÃO JUVENIL
Esta Ação de Formação integra-se no projeto Círculo de Conhecimento iniciado em 2012, e que pretende proporcionar a aquisição e partilha de conhecimentos entre organizações e profissionais, que atuam no território do distrito de Setúbal no âmbito do terceiro setor. Pretende-se através da sua criação valorizar por um lado o know-how e a experiência adquirida pelos/as profissionais, permitindo simultaneamente o acesso e a partilha de informação e saberes.
Este projeto foi criado no âmbito da rede de Associados/as do Núcleo Distrital de Setúbal da EAPN Portugal /Rede Europeia Anti-Pobreza procurando desta forma, promover o trabalho em rede e parceria.
A participação é um direito fundamental. É um dos princípios orientadores da Declaração Universal dos Direitos Humanos que foi reiterado em muitas outras Convenções e Declarações. Mediante a participação ativa, os jovens são empoderados para desempenhar um papel fundamental no seu próprio desenvolvimento, bem como no das suas comunidades, o que os ajuda a preparar-se para a vida ativa, a adquirir conhecimentos sobre os direitos humanos e a cidadania e a promover uma ação cívica positiva. Para que os jovens participem eficazmente, é necessário que lhes sejam dados os instrumentos adequados, tais como educação sobre os seus direitos civis e o acesso aos mesmos.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
- Participação Juvenil: enquadramento conceptual;
- Modelos para a Participação Juvenil na prática;
- Cooperação para a Participação Juvenil
OBJECTIVO
- Promover um entendimento comum sobre a participação dos jovens e os seus principais valores e abordagens;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Partilhar práticas positivas de participação dos jovens na vida civil e política no local, nível nacional e europeu;
- Analisar as diversas realidades da participação dos jovens a nível local (desafios, oportunidades, soluções)
METODOLOGIAS DE DINAMIZAÇÃO
A sessão será baseada nos princípios da educação não-formal, aprendizagem intercultural, experiência e abordagem participativa, combinando a teoria com a prática.
DIA: 8 de novembro de 2016
HORÁRIO: 14h00 – 17h00
DURAÇÃO: 3 horas
LOCAL: Escola D. João II Rua Dr. Luís Teixeira Macedo e Castro 2914-510- Setúbal
INSCRIÇÃO: Gratuita
DESTINATÁRIO/AS: Profissionais de organizações que intervêm nas áreas social, educação e saúde, Qualquer pessoa interessada.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a Associad@s (coletivos e individuais) da EAPN Portugal / Entidades que aderiram ao Círculo de Conhecimentos/ Número de ordem de receção da inscrição
CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO: Todos/as os/as participantes receberão Certificado de Participação no final da sessão
FACILITADOR/A: Vasco Caleira – É sócio efetivo da SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social (desde 2007), com funções nos Órgãos Sociais da Cooperativa (desde 2009). Licenciado em Investigação Social Aplicada, Pós-Graduado em Saúde Sexual e Reprodutiva – mutilação Genital Feminina, e Formador com especialização em Igualdade de Género, Prevenção da Violência de Género, Participação Juvenil e Direitos Humanos.
Tem coordenado vários projetos na área da intervenção com jovens em diferentes domínios.
As inscrições são limitadas a 20 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 4 de novembro para:
EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Setúbal
Tel.: 265535330 / 936873916 e-mail: setubal@eapn.pt