AÇÃO DE FORMAÇÃO, Porto


Contextos e trajetórias de risco: 
uma abordagem ecológico-sistémica

Vários estudos destacam um conjunto de fatores de cariz biológico (e.g., doença crónica, física ou mental; Durlak, 1998; Patterson & Blum, 1996) e sociocultural (e.g., situações de pobreza, baixa escolaridade parental, desemprego, inserção em comunidades com baixos recursos; Garbarino, & Ganzel, 2000) cuja ocorrência pode aumentar o risco de trajetórias adversas em crianças e jovens. Numa abordagem ecológico-sistémica do desenvolvimento, na qual este é encarado como um processo dinâmico e multidimensional que não pode ser analisado de forma desintegrada do contexto onde ocorre e da própria pessoa, é fundamental perceber quais as fontes de riscos (e.g., biológico, sociocultural) que podem resultar em riscos para o desenvolvimento, mas também compreender o papel dos diferentes tipos de suporte (fatores protetores) como elementos centrais na ecologia do desenvolvimento humano. A abordagem ecológica do risco e desenvolvimento advoga que existem forças imediatas nos contextos das crianças (Garbarino & Ganzel, 2000) e que, muito embora os riscos para o desenvolvimento possam efetivamente resultar da ausência dessas forças, é essencial empoderar os contextos mais imediatos das crianças pois estes são agentes ativos e fundamentais no seu desenvolvimento (Garbarino & Ganzel, 2000).

OBJETIVO GERAL // OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Fazer uma leitura compreensiva das situações de risco;
· Identificar possíveis fatores de risco e de proteção em situações específicas;
· Fazer paralelismos entre os conteúdos abordados e a sua prática profissional.
DIA: 31 de outubro de 2016
HORÁRIO 09h30 às13h00 e das 14h00 às 17h30
DURAÇÃO 7 horas
LOCAL Auditório da Sede da EAPN Portugal: Rua Costa Cabral, 2368, Porto.
INSCRIÇÃO Associados da EAPN Portugal: 20€ // Não associados: 30€
PÚBLICO-ALVO Profissionais que intervenham com crianças/jovens e famílias.
ÁREA DE FORMAÇÃO 762- Trabalho Social e Orientação
MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização
FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação presencial
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados da EAPN Portugal // Número de ordem de receção da inscrição
CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação.
FORMADORAS:
Carolina Guedes
Mestre em Psicologia, formada na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, na área de especialização Intervenção Psicológica, Educação e Desenvolvimento Humano, tem integrado equipas de investigação que estudam a qualidade dos contextos de creche e pré-escolares, do ambiente familiar e os processos interativos das crianças nos seus diversos contextos de vida, trabalhando em estreita colaboração com escolas e famílias provenientes de diversos contextos socioeconómicos e culturais. Realizou o estágio curricular e algumas vertentes do estágio profissional numa instituição educativa que servia famílias em desvantagem social. No presente, desempenha funções de bolseira de investigação na FPCEUP. Contacto: cguedes@fpce.up.pt
Vera Coelho
Mestre em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), na área da Psicologia da Educação e Desenvolvimento. Tem colaborado em diversos projetos de investigação e formações da FPCEUP, nomeadamente projetos relacionadas com a qualidade dos contextos educativos, o envolvimento de crianças em contexto pré-escolar, o desenvolvimento de competências matemáticas e a Intervenção Precoce. Os seus interesses de investigação incluem: intervenção precoce, desenvolvimento profissional e o estudo dos vários contextos de educação e desenvolvimento das crianças. No presente, encontra-se a desenvolver o seu projeto de doutoramento na FPCEUP. Contacto: veracoelho@fpce.up.pt

As inscrições são limitadas a 25 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 24 de Outubro de 2016 para:

EAPN Portugal/Núcleo Distrital do Porto
Rua das Taipas, 83, 2º Porto
Telefone: 22 2086061 | porto@eapn.pt