Respostas Reais para o Emprego e a Inclusão


Seminário Internacional: 

Respostas reais para o emprego e a inclusão - as empresas sociais de inserção pelo trabalho na Europa 2020 




A EAPN Portugal é parceira na organização deste encontro. Pode inscrever-se e consultar detalhes do programa aqui, no site da M3S:

https://m3s2016.eventqualia.net/en/pt/



As empresas sociais de inserção pelo trabalho são empresas produtivas, em diversos sectores de actividade económica (do catering, à jardinagem, passando pelo design gráfico, entre muitas outras áreas), cuja missão social é a de integrar pessoas desfavorecidas no mercado de trabalho. Em países tais como Bélgica, Itália ou Áustria, estas empresas constituem hoje um subsector de empresas sociais com uma longa tradição, cuja identidade e unidade reside na sua missão. O seu forte desenvolvimento permitiu um significativo reconhecimento do seu papel na luta contra o desemprego, a pobreza e a exclusão social, bem como uma relação estruturada com as autoridades públicas. Em Portugal estas empresas surgiram através de uma iniciativa governamental de 1998, tendo alcançando o seu número máximo em 2004, com 521 empresas oficialmente contabilizadas. Em 2015 a medida foi extinta, enfrentando as empresas existentes o fim de um processo de investimento e construção de alternativas para o emprego de públicos desfavorecidos.
A RESIT Portugal nasceu em 2011 visando intervir em prol deste investimento e destas alternativas. Alinhada com a ENSIE – Rede Europeia de Empresas Sociais de Inserção, a RESIT defende que as empresas de inserção são um instrumento incontornável para responder aos desafios estruturais do emprego e da inclusão social, plasmados na Estratégia Europa 2020. O presente seminário dá conta dos principais resultados do projecto Europeu EPP – Fortalecer os perfis profissionais para o trabalho e inclusão social de grupos desfavorecidos – e visa reforçar o debate e a mobilização de actores nacionais para estes desígnios. O seminário insere-se ainda na 8ª edição do M3S este ano sobre o tema Economia Social e Solidária em Foco.
Objectivos

  •  Debater a situação nacional das empresas de inserção enquanto instrumentos de luta contra o desemprego, a pobreza e a exclusão social
  • Apresentar os produtos e resultados finais do Projecto Europeu EPP, demonstrando a diversidade de respostas reais para a inserção profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade > Partilhar propostas e estratégias para fortalecer a formação e qualificação de recursos humanos para a integração pelo trabalho de públicos desfavorecidos

Público-alvo


  • Técnicos e responsáveis de organizações da economia social, da administração pública, formadores e outros profissionais e voluntários interessados no tema das empresas de inserção e da inserção de grupos desfavorecidos através do trabalho.


Inscrição gratuita mas obrigatória e com data limite.
Data limite de inscrição:

1ª sessão: 12 de Setembro

2ª sessão: 26 de Setembro

3ª sessão: 3 de Outubro