"Singular do Plural": livro e exposição muito bem sucedidas, durante a apresentação, no Porto



“Singular do Plural
20 profissões. 20 pessoas. 20 ciganos e ciganas”


Livro e exposição de fotografia apresentadas no Porto
com muito sucesso


“Singular do Plural”, assim se intitulam publicação e exposição de fotografia, apresentadas na passada sexta-feira, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto.
“Para quê? Para desmistificar um plural -“os ciganos”-, supostamente representativo de uma entidade coletiva apenas imaginária, e quase sempre negativa, que procura classificar o todo ignorando as partes. E, maioritariamente, responsável pela manutenção de estereótipos negativos que alimentam a discriminação social e as suas maléficas consequências”, lê-se na publicação de que são autores os sociólogos Maria José Vicente (texto) e Sérgio Aires (fotografia), ambos com vínculo à EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti Pobreza, promotora da iniciativa.
Para além dos cidadãos e cidadãs de etnia cigana que participaram nesta iniciativa, e dos autores, estiveram, ainda, presentes: Catarina Marcelino, Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade; Carlos Miguel, Secretário de Estados para as Autarquias, Sebastião Feyo de Azevedo, Reitor da Universidade do Porto e Maria de Fátima Marinho, vice-Reitora para as Relações Externas e de Cultura da Universidade do Porto.
A exposição de fotografia, de Sérgio Aires, também presidente da EAPN Europa, pode ser visitada até ao dia 30 de Junho, na Reitoria daquele estabelecimento universitário.

+ fotografias, da autoria de Rui Farinha, no facebook institucional da EAPN Portugal