Qualificação das Organizações Sem Fins Lucrativos de Ação Social: Gestão Estratégica e Gestão de Recursos Humanos
Face à Gestão da Qualidade, da sustentabilidade do III Setor assim como uma gestão eficaz e eficiente à luz das exigências das orientações normativas e da caraterização da sociedade, uma gestão estratégica monitorizável e exequível transforma-se numa ferramenta crucial para gerir da melhor forma as organizações sociais na conjuntura socioeconómica que o país atravessa. É necessário que os dirigentes das organizações detenham instrumentos e boas práticas exequíveis para a avaliação do desempenho organizacional na ótica da melhoria contínua.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1. Diagnóstico organizacional: sua importância e técnicas de levantamento
2. Ferramentas de gestão: técnicas para a construção da análise SWOT
3. Construção do Plano Estratégico e do Plano Operacional
4. Análise do desempenho organizacional
5. Procedimento e técnicas para o recrutamento e a seleção de recursos humanos
6. Técnicas para a construção do manual de acolhimento e do manual de funções
7. Gestão da formação
8. Avaliação de desempenho: procedimento, instrumentos fulcrais e técnicas de aplicação
9. Avaliação do grau de satisfação do colaborador.
OBJETIVO GERAL // OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Abordar as caraterísticas do diagnóstico organizacional: técnicas e procedimentos;
- Analisar exemplos de ferramentas de gestão: análise SWOT;
- Sensibilizar para a importância do plano estratégico e do plano operacional;
- Promover o know-how dos formandos sobre as diferentes metodologias de implementação da estratégia organizacional;
- Analisar e contribuir para a adaptação das necessidades das organizações, no que diz respeito aos requisitos do referencial e da especificidade de cada organização, tendo em vista a construção da sua linha estratégica;
- Abordar o recrutamento e a seleção dos recursos humanos;
- Sensibilizar para as técnicas da construção do manual de funções e do manual de acolhimento;
- Abordar a gestão da formação;
- Desenvolver competências para a avaliação de desempenho.
METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Privilégio ao uso de metodologias ativas participativas e Balanço de competências final.
DIAS 22 e 23 de junho de 2016
HORÁRIO 10h00 às13h00 e das 14h00 às 17h00
DURAÇÃO 12 horas
LOCAL Santa Casa da Misericórdia de Loulé
INSCRIÇÃO Associados da EAPN Portugal: 30€ // Não associados: 50€
PÚBLICO-ALVO Técnicos e dirigentes das organizações sem fins lucrativos
ÁREA DE FORMAÇÃO 345 – Gestão e Administração
MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização.
FORMA DE ORGANIZAÇÂO Formação presencial
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados da EAPN Portugal // Número de ordem de receção da inscrição
CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação
FORMADORA
Sílvia Machado. Licenciada em Sociologia, Especialização em Gestão de IPSS, Especialização em Engenharia da Qualidade, Doutoranda em Serviço Social, Consultora e Formadora em Gestão da Qualidade em diversos projetos, Docente do Ensino Superior, Coordenadora da Pós- Graduação em Gestão da Qualidade no 3º Setor.
As inscrições são limitadas a 20 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 15 de junho para:
EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Faro
Rua D. Jerónimo Osório no 5, 2º dto, 15, 8000-307 Faro
Tel: 289 802660 | Fax: 289 802662 | e-mail n.faro@eapn.pt
Telem 914214522