AÇÃO DE FORMAÇÃO, Setúbal


AVALIAÇÃO DE IMPACTO NA INTERVENÇÃO SOCIAL


O que é a avaliação de impacto? O que a difere de outros tipos de avaliação? Qual a sua utilidade ou importância? Como avaliar o nosso contributo para determinada mudança? Há, no léxico atual, um grande enfoque nas questões da eficácia e eficiência dos projetos e intervenções, mas estaremos efetivamente a compreender como e porque acontecem as mudanças e que iniciativas contribuem para a superação dos problemas sobre os quais atuam as organizações? Esta formação oferece uma visão geral sobre as tendências atuais na avaliação e uma aprendizagem focada na experiência de como pode uma organização do 3º Setor desenvolver e implementar um processo de avaliação de impacto simples e útil, que permita responder às questões: que diferença faz o nosso trabalho? Como e porque acontecem as mudanças? Qual o meu contributo para essa mudança?
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1. Conceito, importância e tendências da avaliação
2. Planeamento, monitorização e avaliação – interligação e contributo para o sucesso da intervenção
3. Tipologias de Avaliação
4. Preparação da Avaliação
5. Metodologias de Avaliação de Impacto
6. Teoria da Mudança – Definição, Desenvolvimento e Utilização
7. Mapeamento de Resultado
OBJETIVO GERAL
Dotar as/os participantes de conhecimentos sobre avaliação dos impactos de um projeto ou intervenção, mapeamento de resultados e definição de um Plano de Avaliação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conhecer o que é o impacto e a sua importância e as principais abordagens para avaliar o impacto de um projeto/ intervenção
- Capacitar para medição de resultados de um projeto/intervenção em termos de mudanças de comportamento, ações ou relacionamentos
- Dotar as/os participantes de conhecimentos sobre o que é uma Teoria da Mudança e como são desenvolvidas
- Conhecer a relação entre planeamento, monitorização e avaliação e capacitar para o uso de ferramentas ou instrumentos de planeamento e avaliação
METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Metodologias de Educação Não-Formal facilitadoras da apropriação dos conteúdos e maior experimentação/confrontação com potenciais dificuldades a lidar no futuro. Esta abordagem complementa a dimensão mais expositiva dos conteúdos teóricos, com a implementação de exercícios práticos, facilitando a aprendizagem entre pares e a cooperação/trabalho em equipa.

DIAS 12, 13 e 20 de outubro 2016
HORÁRIO 10h às13h e das 14h00 às 17h00
DURAÇÃO 18h
LOCAL Centro Infantil do Centro Comunitário da Quinta do Conde – Rua Rio Liz, Quinta do Conde – Sesimbra (tlm de contacto/Filipa Barreiros): 918037564)
INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN Portugal:45€ // Não associados/as: 75€
PÚBLICO-ALVO Profissionais e dirigentes de organizações de intervenção social
ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e Orientação
MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização
FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação presencial
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados/as da EAPN Portugal // Número de ordem de receção da inscrição
CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação
FORMADOR João Mesquita.
Mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional e licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG – UL), realizou a sua tese final de mestrado sobre “A Cultura da Avaliação no sector da Cooperação para o Desenvolvimento em Portugal”. Foi Coordenador Geral da Associação PAR – Respostas Sociais e membro da Direção do Conselho Nacional de Juventude, tendo colaborado com diversas organizações enquanto consultor e formador em áreas como o Planeamento Estratégico, Desenho de Projetos, Elaboração de Candidaturas, Estratégias de Angariação de Fundos e Avaliação de Projetos. Membro da Sociedade Europeia de Avaliação, da Bolsa de Avaliadores do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, IP e da Bolsa de Avaliadores da Agência Europeia de Execução do programa de Educação, Audiovisual e Cultura (EACEA), é especialista no uso de metodologias de Educação Não Formal como ferramenta privilegiada de trabalho participativo com grupos.
Em 2015 fundou a Coatl – Consultoria para o Desenvolvimento, tendo experiência de avaliação em Portugal, vários países europeus, africanos e no Brasil.

As inscrições são limitadas a 25 participantes e devem ser realizadas até ao dia 3 de outubro para:
EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Setúbal

Rua D. João II, nº 14 r/c Dto. 2910-548 Setúbal
Tel: 265535330 ; 963859266 | E-mail: setubal@eapn.pt