AÇÃO DE FORMAÇÃO, Porto



 [Alargamos o prazo de inscrição desta formação, para 01 de junho]

 Desenho de Projetos de Intervenção Social: planeamento, candidaturas e avaliação

 A intervenção social faz-se, por estes dias, essencialmente através de projetos financiados no âmbito de programas com as mais diversas configurações e destinados a públicos específicos. Por esta razão, as organizações do Terceiro Setor ou da Economia Social não podem deixar de dominar os conceitos e instrumentos para desenharem e implementarem projetos que de facto promovam impacto social. As Organizações Sem Fins Lucrativos para conceberem, gerirem e avaliarem projetos têm a necessidade de dominar conceitos teóricos e os instrumentos técnicos que são neste momento mainstream e que, se bem utilizados, maximizarão as suas hipóteses de sucesso quando se candidatam a apoios para a implementação dos seus projetos.
Para os(as) técnicos(as) da área social, estas são competências chave para melhorar o seu perfil de empregabilidade no setor e para poderem ser recursos imprescindíveis às organizações.

 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1. O processo de planeamento
2. Do diagnóstico aos objetivos
3. Apresentação de um método de trabalho (workflow) que permita desenhar intervenções de qualidade.
4. Relação entre planeamento e avaliação.
5. Construção de um plano de avaliação - Etapas e instrumentos.
6. Do planeamento à estruturação de candidaturas a programas - pontos críticos e como aumentar o potencial de sucesso
7. Elaboração de candidaturas - Questões-chave.
8. Análise crítica a candidaturas - O fechar do processo.
OBJETIVO GERAL
Melhorar os conhecimentos teóricos e metodológicos dos técnicos nas áreas do desenho de projetos e elaboração de candidaturas na área da intervenção social.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 - Dotar os participantes de conhecimentos e ferramentas desde o planeamento à avaliação de projetos de intervenção de nível conceptual e operativo.
- Desenhar projetos que criem impacto social.
 METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
 Exposição com auxiliares audiovisuais, discussão orientada e trabalhos de grupo.
Avaliação: participação e trabalhos de grupo.


 DIAS 6, 13 e 14 de junho de 2016
 HORÁRIO 9h30 às12h30 e das 14h00 às 17h00
 DURAÇÃO 18 horas
 LOCAL Auditório da Sede da EAPN Portugal: Rua Costa Cabral, 2368, Porto.
 INSCRIÇÃO Associados da EAPN Portugal: 45€ // Não associados: 75€
 PÚBLICO-ALVO Técnicos(as) superiores, coordenadores(as), gestores(as) e dirigentes de organizações de intervenção social
 ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e Orientação
 MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização
 FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação presencial
 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados da EAPN Portugal // Número de ordem de receção da inscrição
 CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação.
 FORMADOR: Paulo Teixeira
Mestre em Planeamento e Avaliação de Processos de Desenvolvimento. Consultor, formador e docente nas áreas do planeamento, gestão e avaliação de programas e projetos, planeamento estratégico territorial e mudança organizacional, entre outras. Possui uma vasta experiência profissional, tendo trabalhado para ONGs, na coordenação de equipas de projetos de intervenção, e para o Estado, no planeamento e acompanhamento da implementação de Programas Nacionais. É coordenador de equipas de consultoria e avaliação para organizações como a Fundação Calouste Gulbenkian (coordenador da equipa de avaliação do Programa PARTIS), o Comité Português para a UNICEF (no desenho do Programa “Cidades Amigas das Crianças”, o Alto Comissariado para as Migrações (consultoria no Programa Escolhas e no desenho de Planos para a Integração de Imigrantes) ou a APAV, onde colabora em vários projetos. É Sócio-gerente da Logframe. É frequentemente convidado como perito em avaliação de políticas, programas e projetos por organizações internacionais, como a Comissão Europeia. Neste momento integra a direção da, recentemente criada, Associação Ibérica de Profissionais pela Avaliação, sediada em Madrid. É, ainda, co-autor de livros sobre Planeamento, avaliação, gestão e inovação social.



As inscrições são limitadas a 25 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 01 de junho para:
 EAPN Portugal/Núcleo Distrital do Porto
 Rua das Taipas, 83, 2º andar, 4050-600 Porto.
 Telefone: 22 2086061 | porto@eapn.pt