AÇÃO DE FORMAÇÃO, Viana do Castelo


Avaliação de Projetos e 
Mapeamento de Resultados e Impactos Sociais

O atual quadro comunitário de fundos estruturais Portugal 2020 é mais uma oportunidade para desenvolver projetos sociais com forte impacte social. As organizações de economia social necessitam de estar fortemente capacitadas para promover e serem parceiras de projetos sociais com avaliação de resultados e impactes sociais, baseados em modelos de avaliação adequados às necessidades dos territórios envolventes e indo ao encontro das especificidades dos públicos das organizações deste setor solidário. Neste sentido, é urgente conhecer as novas regras de avaliação e medição de impactes nomeadamente a teoria da mudança, abordagem de Value for Money e metodologia SROI, capacitando o quadro técnico e dirigente das organizações e promovendo projetos de inclusão social e combate à pobreza e exclusão social vencedores para as pessoas e territórios.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1. A avaliação: contextualização e tendências;
2. Planeamento de projetos e avaliação: a importância de ter um desenho de projeto orientado para resultados;
3. Avaliação de projectos: alternativas e opções metodológicas;
4. Avaliação de impacto e mapear resultados: o desafio da avaliação em projetos de intervenção social;
5. Teoria da Mudança e Abordagem Sistémica para a construção de planos de avaliação;
6. A construção dum plano de avaliação - abordagens e ferramentas;
7. Aplicação das TIC para o processo de avaliação nos projectos.
OBJETIVOS
 Dotar os participantes de conhecimentos e ferramentas que lhes permitam construir planos de avaliação para os projectos que tenham enfoque na medição de impactos e mapeamento de resultados;
 Dotar os participantes de conhecimentos e ferramentas na avaliação de projectos de intervenção de nível conceptual e operacional.

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
A metodologia será orientada no enquadramento teórico-prático, de forma ativa e participativa, com exposição de auxiliares individuais e instrumentos operativos, discussão orientada e trabalho de grupo.
Avaliação: participação e trabalhos de grupo.
DIAS 27 / 28 Abril 2016
HORÁRIO 09.30h -12.30h / 14.00h -17.00h
DURAÇÃO 12 horas
LOCAL EAPN Viana do Castelo – Rua Salvato Feijó - Torre “Active Center”, 1º Andar Loja AA Viana do Castelo
INSCRIÇÃO Associados da EAPN Portugal: 30€ / Outros formandos não associados da EAPN Portugal: 50€
PÚBLICO-ALVO Dirigentes e equipas técnicas de instituições da área social públicas ou privadas / outros interessados
ÁREA DE FORMAÇÃO 762 Trabalho social e Orientação
MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização
FORMA DE ORGANIZAÇÂO Formação presencial.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados da EAPN Portugal // nº de ordem de receção da inscrição
CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Cumprimento de 80% do total da formação e aproveitamento no final da acção
FORMADOR Paulo Teixeira (Logframe) Mestre em Planeamento e Avaliação de Processos de Desenvolvimento. Consultor, formador e docente nas áreas do planeamento, gestão e avaliação de políticas, programas e projetos, planeamento estratégico territorial e mudança organizacional, entre outras. Possui uma vasta experiência profissional, tendo trabalhado para ONGs, na coordenação de equipas de projetos de intervenção e para o Estado, no planeamento e acompanhamento da implementação de Programas Nacionais. É coordenador de equipas de consultoria e avaliação para organizações como por exemplo a Fundação Calouste Gulbenkian (coordenador da equipa de avaliação do Programa PARTIS), o Comité Português para a UNICEF (no desenho do Programa “Cidades Amigas das Crianças”), o Alto Comissariado para as Migrações (consultoria no Programa Escolhas e no desenho de Planos para a Integração de Imigrantes) ou a APAV, onde colabora em vários projetos. É frequentemente convidado como perito em avaliação de políticas, programas e projetos por organizações internacionais como a Comissão Europeia (nomeadamente DG Regio, DG Home e DG for Employment, Social Affairs & Inclusion), Council of Europe Development Bank, Victim Support Europe ou o Council of Europe Youth Department, só para citar algumas.
Integrou a Direção da Sociedade Europeia de Avaliação (European Evaluation Society – EES) entre 2005 e 2010, foi coordenador do Núcleo de Lisboa da Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN Portugal) e fundou em 2006 a Logframe – Consultoria e Formação, Lda, de que é sócio-gerente. Neste momento integra a direção da recentemente criada Associação Ibérica de Profissionais pela Avaliação sediada em Madrid. É, ainda, co-autor dos livros “MAPA – Manual de Planeamento e Avaliação de Projectos”, “MAPA – Manual de Facilitação para a Gestão de Eventos e Processos Participativos” e “Gestão de Organizações Sem Fins Lucrativos – o desafio da Inovação Social”.
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
As inscrições são limitadas a 18 participantes e devem ser realizadas até ao dia 22 abril 2016 para:
Correio electrónico: vianadocastelo@eapn.pt (meio preferencial) Telefone: 258817034
EAPN Viana do Castelo – Rua Salvato Feijó - Torre Active Center, 1º Andar Loja AA Viana do Castelo