AÇÃO DE FORMAÇÃO, Castelo Branco


AÇÃO DE FORMAÇÃO
A imple mentação da Avaliação de Desempenho nas Organizações do Terceiro Setor
A avaliação de desempenho representa uma necessidade no plano económico, uma necessidade organizacional e humana. Constitui uma apreciação que envolve técnicas de observação, periódica e estandardizada e qualificada, pois está diretamente associada a critérios e procedimentos assim como ao valor em termos e eficácia e eficiência demonstrando ao individuo a sua função, do ponto de vista da organização onde trabalha.


CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1.   A gestão de recursos Humanos nas organizações sem fins lucrativos
2.   Recrutamento e constituição de equipas
3.   Liderança e gestão de equipas
4.   A gestão de desempenho: opções técnicas
5.   Apresentação de um modelo para a gestão de desempenho em organizações sem fins lucrativos
6.   Construção de um sistema de gestão de desempenho
7.   Avaliação do modelo e sistema de desempenho elaborado

OBJETIVO GERAL // OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Dotar os dirigentes e técnicos de condições para pensarem, desenharem e implementarem sistema de gestão de desempenho nas suas organizações

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
A metodologia será orientada no enquadramento teórico-prático, de forma ativa e participativa, com exposição de auxiliares audiovisuais, assim como instrumentos operativos, de forma a discussão orientada e trabalhos de grupo.
Avaliação: participação e trabalhos de grupo.



DIAS 18 e 19 de fevereiro de 2016
HORÁRIO 10h00 às13h00 e das 14h30 às 17h30
DURAÇÃO 12 horas
LOCAL Biblioteca Municipal de Castelo Branco
INSCRIÇÃO Associados da EAPN Portugal: 30€ // Não associados: 50€
PÚBLICO-ALVO Técnicos, Diretores técnicos, dirigentes, coordenadores de equipas de instituições de entidades públicas e privadas
ÁREA DE FORMAÇÃO 345 – Gestão e Administração
MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização
FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação presencial
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados da EAPN Portugal // Número de ordem de receção da inscrição
CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação.
FORMADOR: Paulo Teixeira
Mestre em Planeamento e Avaliação de Processos de Desenvolvimento e Licenciado em Sociologia e Planeamento pelo ISCTE. Possui uma vasta experiência profissional, tendo trabalhado para ONG, na coordenação de equipas de projetos de intervenção, e para o Estado, no planeamento e acompanhamento da implementação de Programas Nacionais (Programa Rede Social, no extinto Instituto para o Desenvolvimento Social e posteriormente no Instituto de Segurança Social). Exerce atualmente funções de consultor e formador, colaborando também com instituições do Ensino Superior, como o ISPA, onde leciona cadeiras ligadas à avaliação de programas e projetos. É frequentemente convidado como perito em avaliação de políticas, programas e projetos por organizações internacionais como a Comissão Europeia (DG Regio, DG Home e DG for Employment, Social Affairs & Inclusion), Council of Europe Development Bank ou Council of Europe Youth Department. Integrou a Direção da Sociedade Europeia de Avaliação (European Evaluation Society – EES). Neste momento integra a Direção da, recentemente criada, Associação Ibérica de Profissionais pela Avaliação sediada em Madrid.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo // A Ficha de Inscrição pode ser fotocopiada
Após confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária, numerário ou cheque (à ordem de EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal, Associação).

As inscrições são limitadas a 25 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 17 de fevereiro para:
EAPN Portugal/Núcleo Distrital de Castelo Branco
Campo Mártires da Pátria, Biblioteca Municipal 6000-000 Castelo Branco

Telefone: 272328333 / Fax: 272328334 / castelobranco@eapn.pt