AÇÃO DE FORMAÇÃO, Castelo Branco



Avaliação de Projetos e Mapeamento de Resultados 
e Impactos Sociais

O atual quadro comunitário de fundos estruturais Portugal 2020 é mais uma oportunidade para desenvolver projetos sociais com forte impacto social. As organizações de economia social necessitam de estar fortemente capacitadas para promover e serem parceiras de projetos sociais com avaliação de resultados e impactos sociais, baseados em modelos de avaliação adequados às necessidades dos territórios envolventes e indo ao encontro das especificidades dos públicos das organizações deste setor solidário. Neste sentido, é urgente conhecer as novas regras de avaliação e medição de impactos, capacitando o quadro técnico e dirigente das organizações e promovendo projetos de inclusão social e combate à pobreza e exclusão social vencedores para as pessoas e territórios.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1. Avaliação: Contextualização e tendências.
2. Planeamento de projetos e avaliação - a importância de ter um desenho de projeto orientado para resultados.
3. Avaliação de projetos: Alternativas e Opções Metodológicas.
4. Avaliação de Impacto e Mapear resultados - O Desafio da Avaliação em projetos de intervenção social.
5. Teoria da Mudança e Abordagem Sistémica para a construção de planos de avaliação.
6. A construção de um Plano de Avaliação - Abordagens e ferramentas.
7. Aplicação das TIC para o processo de avaliação nos projetos.
OBJETIVO GERAL // OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Dotar os participantes de conhecimentos e ferramentas que lhes permitam construir Planos de Avaliação para os seus projetos que tenham um enfoque na medição de impactos e mapeamento de resultados.
- Dotar os participantes de conhecimentos na área de avaliação de projetos e intervenção quer a nível conceptual quer a nível operacional


DIAS 21 e 22 de janeiro de 2016
HORÁRIO 10h00 às13h00 e das 14h30 às 17h30
DURAÇÃO 12 horas
LOCAL Biblioteca Municipal de Castelo Branco
INSCRIÇÃO Associados da EAPN Portugal: 30€ // Não associados: 50€
PÚBLICO-ALVO Técnicos, Diretores técnicos, dirigentes, coordenadores de equipas e projetos de instituições de entidades públicas e privadas
ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e Orientação
MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização

FORMADOR: Paulo Teixeira
Mestre em Planeamento e Avaliação de Processos de Desenvolvimento e Licenciado em Sociologia e Planeamento pelo ISCTE. Possui uma vasta experiência profissional, tendo trabalhado para ONG, na coordenação de equipas de projetos de intervenção, e para o Estado, no planeamento e acompanhamento da implementação de Programas Nacionais (Programa Rede Social, no extinto Instituto para o Desenvolvimento Social e posteriormente no Instituto de Segurança Social). Exerce atualmente funções de consultor e formador, colaborando também com instituições do Ensino Superior, como o ISPA, onde leciona cadeiras ligadas à avaliação de programas e projetos. É frequentemente convidado como perito em avaliação de políticas, programas e projetos por organizações internacionais como a Comissão Europeia (DG Regio, DG Home e DG for Employment, Social Affairs & Inclusion), Council of Europe Development Bank ou Council of Europe Youth Department. Integrou a Direção da Sociedade Europeia de Avaliação (European Evaluation Society – EES). Neste momento integra a Direção da, recentemente criada, Associação Ibérica de Profissionais pela Avaliação sediada em Madrid.
As inscrições são limitadas a 25 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 20 de janeiro para:
EAPN Portugal/Núcleo Distrital de Castelo Branco
Campo Mártires da Pátria, Biblioteca Municipal 6000-000 Castelo Branco
Telefone: 272328333 / Fax: 272328334 / castelobranco@eapn.pt