AÇÃO DE FORMAÇÃO, Bragança


Planeamento e Desenvolvimento de Projetos: perspetivar o novo ciclo de Fundos Europeus Estruturais e de Investimento 2014-2020
Em 2014 teve início o novo ciclo de programação de Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) 2014-2020. Perspetiva-se, neste contexto, um conjunto bastante diversificado e abrangente de novas oportunidades de desenvolvimento do terceiro setor em Portugal, quer por via da qualificação das organizações, quer por via da melhoria dos serviços que diretamente são disponibilizados às populações. Este novo período 2014-2020 acarreta um conjunto de novidades e exigências para as organizações, em que a metodologia de projeto assume uma relevância crescente. As organizações são convidadas, mais do que nunca, a desenvolver projetos de excelência e a demonstrar, através de evidências objetivas, que os resultados a que se propõem são efetivamente atingidos. Conceitos como projeto, teoria de mudança, monitorização e avaliação por resultados estão na linha da frente das novas exigências do Portugal 2020.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1. O novo período de programação de Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) 2014-2020: Pressupostos e Programas Operacionais.
2. Intervenção por projeto: os princípios da intervenção por projeto; o ciclo de operações; documentos chave e responsabilidades; as fragilidades da intervenção por projeto.
3. Etapas do ciclo de projeto: programação, diagnóstico, formulação, implementação e monitorização e avaliação.
4. Ferramentas para o desenho, gestão e avaliação de projetos
OBJETIVO GERAL // OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Contribuir para a melhoria das competências dos/as técnicos/as superiores e/ou dirigentes de entidades públicas e privadas nos domínios do desenho, gestão, monitorização e avaliação de projetos sociais, bem como para um conhecimento genérico das novas oportunidades de financiamento previstas para o período 2014-2020
- Identificar os conceitos e princípios fundamentais da metodologia de projeto; Conhecer as propostas internacionais para a metodologia de projeto; Conhecer os principais métodos e técnicas (quantitativos e qualitativos) de recolha e sistematização da informação para a concretização da metodologia de projeto; Conhecer as linhas de financiamento previstas para o período 2014-2020.
DIAS 26 e 27 de janeiro de 2016
HORÁRIO 9h00 às12h30 e das 14h00 às 17h30
DURAÇÃO 14 horas
LOCAL Núcleo Distrital de Bragança da EAPN Portugal: Av. Dinastia de Bragança nº 2 lote 7 R/C Dtº, Bragança


FORMADOR: Pedro Antunes
Licenciado em Sociologia pelo Instituto de Ciências do Trabalho e da Empresa. Possui experiência em planeamento e acompanhamento da implementação de programas nacionais como a Rede Social (no extinto IDS – Instituto para o Desenvolvimento Social e posteriormente no Instituto de Segurança Social) e como coordenador nacional da equipa responsável pela monitorização e avaliação de programas como “Ser Criança” e “Progride”. Integrou a equipa responsável pelo desenho e monitorização do programa “Contratos Locais de Desenvolvimento Social”. Foi membro da equipa de avaliação do “Programa Quadro Prevenir II” e “Programa Quadro Reinserir II” (programas no âmbito da toxicodependência, com vista à prevenção e reinserção). Fez ainda parte da equipa de investigação do Instituto de Ciências Sociais no projeto de investigação “Culturas Juvenis – vidas de risco e exclusão social”. Atualmente exerce funções como consultor e formador nas áreas dos estudos e diagnósticos, acompanhamento e execução de processos de planeamento, implementação de sistemas de gestão da qualidade, qualificação organizacional, e monitorização e avaliação de programas e projetos.
As inscrições são limitadas a 20 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 22 de janeiro para:
EAPN Portugal/Núcleo Distrital de Bragança
Av. Dinastia de Bragança nº 2 lote 7 R/C Dtº, 5300-302 Bragança
Telefone: 273 332 913 | Telem: 964 767 342 | braganca@eapn.pt