AMANHÃ, NO PORTO, “AS VOZES DO SILÊNCIO" FAZEM-SE OUVIR


EMPREGO / O CASO DAS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE SEM ABRIGO
QUE EMPREGO?

“AS VOZES DO SILÊNCIO-LES VOIX DU SILENCE” convidam a cidade do Porto para mais um encontro, desta vez sobre o Emprego e as Pessoas em situação de Sem -Abrigo.
Este seminário, subordinado ao tema “Emprego/ o Caso das Pessoas em Situação de Sem Abrigo – Que Emprego?”, decorrerá amanhã, dia 11 de dezembro das 10h às 17,30 h nas instalações do Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto.

Trata-se de mais uma iniciativa da Plataforma Vozes do Silêncio – Les Voix du Silence e da Plataforma+Emprego (P+E) do NPISA do Porto (Núcleo de Planeamento e Intervenção junto das Pessoas Sem Abrigo) promovida pela EANP com apoio do Museu Nacional de Soares dos Reis que se associa à organização deste evento, no âmbito das funções sociais dos museus.

O trabalho é desde há muito olhado como um dos elementos-chave das nossas sociedades. De tal modo se tornou central que a atual crise que o atravessa  constitui uma ameaça ao equilíbrio de cada um de nós enquanto indivíduo – diminuição dos postos de trabalho disponíveis, desregulação das leis que o protegem, diminuição da retribuição, técnicas de gestão que estimulam a competição desenfreada, regimes laborais que comprometem a satisfação e a criatividade.

Coloca-se, assim, a questão “Que Emprego”? quando falamos de Pessoas com percursos de vida tão agredidos por vários problemas sociais. E porque todos somos poucos para encontrar soluções, este espaço surge como oportunidade de ajudar a responder/ debater questões como: …. Podemos confiar no Emprego como garante da nossa autonomia económica?...

Juntam-se a este debate pessoas em situação de Sem Abrigo, académicos, investigadores, dirigentes institucionais, técnicos da intervenção social e agentes das artes.
As Vozes do Silêncio - Les Voix du Silence é uma das quatro plataformas do NPISA do Porto as outras são, a Plataforma das Organizações Voluntárias, a Plataforma da Triagem e Acompanhamento Social e Plataforma+Emprego.

O NPISA é uma rede interinstitucional que agrega 68 Organizações, nomeadamente, Serviços Públicos, Instituições Privadas de Solidariedade Social da Cidade, Academias, Associações Artísticas e Organizações Voluntárias da cidade do Porto ou que dirigem a sua ação às Pessoas Sem Abrigo da Cidade do Porto. Estes Parceiros distribuem-se pelas diferentes Plataformas, visando retirar da rua e integrar as pessoas Sem- Abrigo, com os princípios da “Estratégia Nacional de Apoio aos Sem-Abrigo”. (http://www4.seg-social.pt/documents/10152/13334/enipsa_2009_2015).

Inicia a sua ação com cerca de 2500 pessoas na rua, em Março de 2009. Atualmente mantém cerca de 900 pessoas em acompanhamento social, de saúde, das quais 45 inscritas na P+E, sendo que 22 já se encontram a trabalhar.  A pernoitar na rua e sem acompanhamento técnico, ainda, cerca de 100 pessoas.
“As Vozes do Silêncio - Les Voix du Silence” iniciaram a sua atividade em 2013 e produziram já 4 encontros: o 1º subordinado ao tema “ A Intervenção Comunitária”, um outro sobre” A exclusão e a Arte”, um terceiro “ Uma vida Como a Arte – Existimos! Nós somos pessoas”, este organizado pelas pessoas em situação de sem-abrigo com o suporte logístico desta Plataforma e, o quarto, subordinado ao tema “A Comunicação Social e os Sem Abrigo em debate”.

+ INFO:
https://www.facebook.com/asvozesdosilencio